ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, DOMINGO  05    CAMPO GRANDE 22º

Lado Rural

Famasul sedia nesta terça o VII Fórum do Programa Nacional para Febre Aftosa

Evento é mais um passo rumo à certificação internacional do Estado, que deve acontecer em 2025

Por José Roberto dos Santos | 25/11/2024 14:20
Rebanho de gado nelore criado a pasto; certificação internacional é passaporte para novos mercados. (Foto: Divulgação/Zoetis)
Rebanho de gado nelore criado a pasto; certificação internacional é passaporte para novos mercados. (Foto: Divulgação/Zoetis)

Mato Grosso do Sul dá mais um passo nesta terça-feira (26), rumo à certificação internacional do Estado como área livre de febre aftosa, sem vacinação. A Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul), será sede do VII Fórum do Programa Nacional de Vigilância para Febre Aftosa. O evento acontece no auditório da entidade, a partir das 13h, também com transmissão ao vivo pelo YouTube.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O Mato Grosso do Sul avança na busca pela certificação internacional como área livre de febre aftosa sem vacinação, com a realização do VII Fórum do Programa Nacional de Vigilância para Febre Aftosa. O evento, promovido pela Famasul e outras entidades, abordará a importância da certificação, as ferramentas de monitoramento disponíveis e o papel dos produtores na vigilância sanitária. A programação inclui palestras de especialistas e uma mesa redonda para discutir os desafios e avanços necessários para alcançar esse reconhecimento pela Organização Mundial da Saúde Animal.

Nesta edição do fórum, organizada pelo Comitê Gestor Estadual do Pnefa/MS, pela Famasul e Senar/MS, serão abordados temas como caminhos para a certificação internacional de zona livre de febre aftosa, ferramentas de monitoramento disponíveis e o papel do produtor nesse novo cenário de vigilância.

O que o Estado busca é esse reconhecimento, por parte da OMSA (Organização Mundial da Saúde Animal), de que o MS é um território livre de febre aftosa, e sem a necessidade do sufixo 'sem vacinação’. O fórum tem exatamente esse papel – de identificar todos os principais problemas que ainda há para que o Estado efetivamente mantenha Mato Grosso do Sul sem a necessidade de vacinação.

Programação do evento:

13h20 – Abertura -   Marcelo Bertoni - presidente do Sistema Famasul.

13h40 - Geraldo Marcos de Moraes - Departamento de Saúde Animal do MAPA – Palestra: "Caminhos para a Certificação Internacional de Zona Livre de Febre Aftosa sem Vacinação".

14h30 - Ângela Nunes Boni - Chefe da Divisão de Educação Sanitária da Iagro – Palestra: "Participação do produtor (a) na vigilância para febre aftosa e investimentos na educação sanitária".

15h20 - Daniel Ingold - Diretor Presidente da Iagro – Palestra: "Avanços nas ferramentas de inteligência e monitoramento."

16h10 - José Carlos de Pádua Neto - Gerente Técnico Famasul – Mediador – Mesa Redonda.

Nos siga no Google Notícias