ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
DEZEMBRO, SEGUNDA  23    CAMPO GRANDE 26º

Lado Rural

Pecuária pantaneira será tema de linhas de pesquisa na Dinapec

Balanço de carbono, qualidade da carne e pastagens nativas serão abordados em discussões no evento

José Roberto dos Santos | 21/03/2023 14:35
Gado se alimenta de pastagens nativas no Pantanal; qualidade desse capim será pesquisada pela Embrapa. (Foto: Arquivo/Embrapa)
Gado se alimenta de pastagens nativas no Pantanal; qualidade desse capim será pesquisada pela Embrapa. (Foto: Arquivo/Embrapa)

Três grandes frentes de pesquisa em favor da pecuária no Pantanal serão apresentadas na Dinapec 2023, evento promovido nestes dias 22 e 23 na Embrapa Gado de Corte, em Campo Grande, MS. A apresentação das linhas de pesquisas acontecerá nesta quarta-feira, 22. “Estaremos presentes no evento, desta vez de forma inédita junto a ABPO (Associação de Pecuária Orgânica e Sustentável do Pantanal), falando sobre três temas importantes para o Pantanal: balanço de carbono, qualidade da carne pantaneira e estudos sobre as pastagens nativas do Pantanal”, enfatiza a chefe-geral da Embrapa Pantanal, Suzana Maria de Salis.

A ABPO vem desde 2003 trabalhando a utilização do Protocolo de Carne Orgânica e Sustentável no Pantanal, que privilegia o modelo tradicional de pecuária de baixo impacto, que há mais de 270 anos promove a conservação do Bioma. Desde 2018, o Protocolo recebe incentivo do Governo de Mato Grosso do Sul, e nos últimos anos a ABPO vem trabalhando no alinhamento da cadeia produtiva da carne sustentável, fortalecendo parcerias com diversas entidades como a Embrapa Pantanal e a Embrapa Gado de Corte.

“Queremos com o desenvolvimento dessas linhas de pesquisas promover alianças mercadológicas para industrialização e comercialização da nossa carne. Pretendemos ainda dentro do evento, assinar junto ao Governo do Estado e as Embrapas, um termo de intenção para junção de esforços no desenvolvimento destas pesquisas vinculadas a cadeia produtivas pantaneiras”, destaca o presidente da ABPO, Eduardo Cruzetta.

Na tenda em parceria com a Embrapa Pantanal, ocorrerá a demonstração da plataforma de rastreabilidade bovina – BovTrace, que entrará em processo de validação junto com a ABPO neste primeiro semestre.

Nos siga no Google Notícias