ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 14º

Lado Rural

Pecuária pantaneira será tema de linhas de pesquisa na Dinapec

Balanço de carbono, qualidade da carne e pastagens nativas serão abordados em discussões no evento

José Roberto dos Santos | 21/03/2023 14:35
Gado se alimenta de pastagens nativas no Pantanal; qualidade desse capim será pesquisada pela Embrapa. (Foto: Arquivo/Embrapa)
Gado se alimenta de pastagens nativas no Pantanal; qualidade desse capim será pesquisada pela Embrapa. (Foto: Arquivo/Embrapa)

Três grandes frentes de pesquisa em favor da pecuária no Pantanal serão apresentadas na Dinapec 2023, evento promovido nestes dias 22 e 23 na Embrapa Gado de Corte, em Campo Grande, MS. A apresentação das linhas de pesquisas acontecerá nesta quarta-feira, 22. “Estaremos presentes no evento, desta vez de forma inédita junto a ABPO (Associação de Pecuária Orgânica e Sustentável do Pantanal), falando sobre três temas importantes para o Pantanal: balanço de carbono, qualidade da carne pantaneira e estudos sobre as pastagens nativas do Pantanal”, enfatiza a chefe-geral da Embrapa Pantanal, Suzana Maria de Salis.

A ABPO vem desde 2003 trabalhando a utilização do Protocolo de Carne Orgânica e Sustentável no Pantanal, que privilegia o modelo tradicional de pecuária de baixo impacto, que há mais de 270 anos promove a conservação do Bioma. Desde 2018, o Protocolo recebe incentivo do Governo de Mato Grosso do Sul, e nos últimos anos a ABPO vem trabalhando no alinhamento da cadeia produtiva da carne sustentável, fortalecendo parcerias com diversas entidades como a Embrapa Pantanal e a Embrapa Gado de Corte.

“Queremos com o desenvolvimento dessas linhas de pesquisas promover alianças mercadológicas para industrialização e comercialização da nossa carne. Pretendemos ainda dentro do evento, assinar junto ao Governo do Estado e as Embrapas, um termo de intenção para junção de esforços no desenvolvimento destas pesquisas vinculadas a cadeia produtivas pantaneiras”, destaca o presidente da ABPO, Eduardo Cruzetta.

Na tenda em parceria com a Embrapa Pantanal, ocorrerá a demonstração da plataforma de rastreabilidade bovina – BovTrace, que entrará em processo de validação junto com a ABPO neste primeiro semestre.

Nos siga no Google Notícias