Fazendeiro é multado por esconder embalagens de agrotóxico em ônibus
Mesmo dentro da sucata, material estava exposto ao sol e chuva de forma irregular, com riscos de contaminação do solo
Um fazendeiro de 62 anos foi multado em R$ 15 mil nesta terça-feira (16) por armazenamento ilegal de embalagens de agrotóxico. O material estava “escondido” na sucata de um ônibus em uma propriedade localizada em Itaquiraí, a 400 de km de Campo Grande.
Na fiscalização, os policiais militares ambientais encontraram os tambores plásticos estavam dentro de uma sucata de ônibus, com riscos de contaminação do solo. O material estava exposto ao mau tempo.
A destinação das embalagens dos produtos perigosos contrariava as normas técnicas e a legislação ambiental, bem como a bula dos próprios produtos.
O proprietário rural, que é residente em Cascavel (PR), foi notificado a tomar as providências para a destinação adequada dos resíduos perigosos, conforme determina a legislação. A PMA também confeccionou um auto de infração administrativo e arbitrou multa de R$ 15 mil.
O infrator também poderá responder por crime ambiental, por ter em depósito ou usar produto ou substância tóxica, perigosa ou nociva à saúde humana ou ao meio ambiente, em desacordo com as exigências estabelecidas em leis ou nos seus regulamentos. A pena para o crime é de um a quatro anos de reclusão.