ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  01    CAMPO GRANDE 25º

Meio Ambiente

Abril começa com massa de ar polar curta, mas prepare-se: vem mais frio por aí

Previsões do Cemtec e Climatempo indicam que temperaturas baixas em MS serão causadas por 3 massas de ar frio

Por Mylena Fraiha | 31/03/2025 10:18
Abril começa com massa de ar polar curta, mas prepare-se: vem mais frio por aí
Tempo nublado na Avenida João Arinos, em Campo Grande (Foto: Henrique Kawaminami).

O mês de abril começa com mudanças no tempo em Mato Grosso do Sul, com uma frente fria curta, que durará de dois a três dias, acompanhada de chuvas intensas e queda nas temperaturas, segundo previsões do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima). Além disso, estão previstas mais duas massas de ar frio que irão influenciar as temperaturas no Estado ao longo do mês, de acordo com o Climatempo.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O mês de abril em Mato Grosso do Sul começa com uma frente fria curta, trazendo chuvas intensas e queda nas temperaturas, segundo o Cemtec. Três massas de ar frio influenciarão o estado ao longo do mês. Entre 31 de março e 1º de abril, o tempo ficará instável, com chuvas de até 40 mm em 24 horas, especialmente no centro-sul. As temperaturas cairão para 17°C a 20°C no sudoeste. Ventos fortes de até 60 km/h são esperados. Após a frente fria, o tempo estabiliza, mas pancadas isoladas podem ocorrer. As chuvas acumuladas até 15 de abril podem chegar a 200 mm. O Climatempo prevê três massas de ar frio, com a primeira já nesta semana, trazendo resfriamento temporário.

De acordo com o Cemtec, entre segunda-feira (31) e terça-feira (1º), o tempo ficará instável, com aumento de nebulosidade e possibilidade de chuvas de intensidade fraca a moderada. Em alguns pontos, podem ocorrer tempestades com raios e rajadas de vento. Os acumulados de chuva podem ultrapassar os 40 mm em 24 horas, especialmente nas regiões centro-sul, sudoeste e oeste do Estado.

Essas instabilidades são causadas pelo intenso transporte de calor e umidade, somado ao avanço da frente fria e à atuação de áreas de baixa pressão atmosférica. Com isso, as temperaturas tendem a cair, variando entre 17°C e 20°C nas regiões sudoeste e pantaneira.

Em Campo Grande, a previsão é de mínimas entre 20°C e 22°C e máximas entre 26°C e 28°C. Segundo o órgão meteorológico, os ventos também serão fortes, variando entre 40 km/h e 60 km/h, com possibilidade de rajadas acima desse valor.

Entre quarta-feira (2) e quinta-feira (3), a alta pós-frontal trará tempo mais estável, com sol e variação de nebulosidade. No entanto, pancadas isoladas e tempestades pontuais ainda podem ocorrer. As temperaturas voltarão a subir gradativamente, com máximas entre 27°C e 32°C nas regiões sul e sudeste.

A previsão do Cemtec aponta que os acumulados de chuva entre 31 de março e 15 de abril podem variar entre 60 mm e 200 mm, principalmente nas regiões central e sudoeste do Estado.

Abril começa com massa de ar polar curta, mas prepare-se: vem mais frio por aí
Precipitação acumulada prevista do modelo ECMWF para o período entre os dias 31 de março a 15 de abril de 2025 (Imagem: Reprodução/Cemtec/Weathernerds)

Três massas de ar frio - Segundo o Climatempo, abril será marcado pela chegada das primeiras massas de ar frio ao interior do Brasil. No entanto, esses períodos mais frios serão curtos, durando entre três e quatro dias, antes do retorno do calor.

De acordo com o site de meteorologia, a 1ª massa de ar frio irá avançar nesta semana, na virada de março para abril, em MS e irá trazer queda temporária na temperatura e chuvas intensas.

A 2ª massa de ar frio, entre  5 a 9 de abril, será intensidade fraca a moderada, provocando leve resfriamento na fronteira de MS com o Paraguai. Enquanto a 3ª massa de ar frio, prevista de ocorrer de 12 a 16 de abril, será moderada a forte, atingindo principalmente o centro-oeste e o sul do Estado.

Com a chegada dessa terceira frente fria, há possibilidade de novas mínimas históricas em Campo Grande e outras capitais do Centro-Oeste, Sul e Sudeste. Até o momento, o recorde de 2025 na capital sul-mato-grossense foi de 18,4°C, registrado em 1º de fevereiro.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias