ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
DEZEMBRO, SEGUNDA  23    CAMPO GRANDE 30º

Meio Ambiente

Ações de MS serão expostas em painel da COP16 que acontece na Colômbia

Palestra será apresentada amanhã pelo titular da Semadesc, Jaime Verruck e coordenadora Ana Cristina Trevelin

Por Gabriela Couto | 21/10/2024 15:27
Mesa com autoridades durante solenidade de abertura da Cop16, em Cali, na Colômbia (Foto: Divulgação) 
Mesa com autoridades durante solenidade de abertura da Cop16, em Cali, na Colômbia (Foto: Divulgação)

O secretário da Semadesc (Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico e Sustentabilidade), Jaime Verruck, é um dos palestrantes do Painel “Integração das Agendas do Clima e da Biodiversidade: Abordagem da Gestão Ambiental”, que acontece na manhã de terça-feira (22) durante a 16ª COP (Conferência de Biodiversidade da ONU).

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A 16ª Conferência de Biodiversidade da ONU (COP16), realizada em Cali, Colômbia, de 21 de outubro a 1º de novembro, aborda o tema "Paz com a Natureza". O evento reúne autoridades e especialistas de 196 países para discutir a perda de biodiversidade, com o objetivo de conservá-la e restaurar ecossistemas até 2030. O secretário da Semadesc, Jaime Verruck, participará de um painel sobre gestão ambiental, apresentando a situação de Mato Grosso do Sul. A COP16 também lança o Plan de Acción de Biodiversidad al 2030, que estabelece metas e ações estratégicas para a conservação e recuperação ambiental na Colômbia.

O evento, que ocorre de 21 de outubro a 1º de novembro,  em Cali, na Colômbia, tem como tema central “Paz com a Natureza” e reúne autoridades, especialistas e representantes de 196 países signatários da CBD (Convenção sobre Diversidade Biológica).

Verruck, acompanhado da coordenadora de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Semadesc, Ana Cristina Trevelin, irá apresentar um panorama da situação ambiental de Mato Grosso do Sul e as ações de desenvolvimento no Estado.

A COP16 visa deter e reverter a perda de biodiversidade até 2030, conforme estipulado pela ONU, que define quatro objetivos principais e 23 metas, incluindo a conservação de pelo menos 30% das áreas terrestres e marinhas do mundo e a restauração de 20% dos ecossistemas degradados.

O evento também marca o lançamento do Plan de Acción de Biodiversidad al 2030, um instrumento de política pública que estabelece seis metas nacionais e 191 ações estratégicas que o governo colombiano compromete-se a implementar. Entre as metas, destacam-se a reconversão produtiva em três milhões de hectares e o aumento no tratamento de águas residuais para 68%.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias