Bebê, onça-parda resgatada em canavial vai fazer bateria de exames
Filhote está no Cras e ainda chora muito em razão da separação da mãe
É um bebê ainda a onça-parda resgatada por funcionários de usina de álcool nesta terça-feira (10), no município de Paraíso das Águas. O filhote foi trazido para Campo Grande por policiais militares ambientais e levado para o Cras (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres).
A pequena felina já tem consulta marcada para esta quinta-feira (12) no Hospital Veterinário da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), para saber se está tudo bem com ela.
Em vídeo feito no Cras, é possível ouvir o "choro" do animal, possivelmente relativo ao trauma de ter sido separada da mãe. Confira abaixo.
“Ela chora muito procurando pela mãe”, conta o veterinário do Cras, Lucas Cazati. De acordo com ele, a oncinha aparentemente está bem, mas será feita bateria de exames para investigar o quadro de saúde dela.
A ida ao HV da UFMS tem, principalmente, a intenção de verificar se o animal está com anemia. “Vamos ver também como está o aporte nutricional, adaptar uma alimentação para que esse animal não venha a ter nenhuma patologia endócrina”, explicou.
Também vão ser feitas radiografias, para descobrir se o bicho tem alguma fratura. “Depois disso vamos cuidar para que cresça com saúde”, disse o veterinário do CRAS”.
Conforme relataram funcionários da usina aos policiais ambientais, o filhote parecia ter se perdido da mãe e foi encontrado em meio a um canavial.
É o primeiro animal da espécie encontrado neste ano. Em 2019 foram três, todos em canaviais.