Boi "bombeiro" diminuiria queimadas no Pantanal, defende Tereza Cristina
Ministra classificou os incêndios como “desastre” durante reunião virtual da Comissão do Senado
A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, afirmou nesta sexta-feira (9) durante reunião da comissão temporária do Senado que a presença de mais gado no Pantanal ajudaria a evitar as queimadas que estão devastando o bioma.
Tereza afirmou que o boi é o “bombeiro do Pantanal porque ele é quem come aquela massa do capim, seja o nativo ou plantado. A seca, a água no subsolo também baixou os níveis e essa massa virou o que? Um material altamente combustível, incendiário”, detalhou.
A ministra classificou os incêndios como “desastre” e que ocorreram porque “tínhamos muita matéria orgânica seca que, talvez, se tivéssemos um pouco mais de gado no Pantanal, isso teria sido um desastre até menor”, apontou.
A Comissão do Senado aprovou nesta sexta a inclusão do Pantanal no Conselho Nacional da Amazônia Legal, até o ano de 2025. A intenção é que com esta medida, o bioma possa receber mais recursos federais, aumentando a estrutura e ações para o combate aos incêndios florestais.
De janeiro a 8 de outubro, Mato Grosso do Sul registrou 10.627 focos de queimadas, de acordo com o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). Destes, mais de 7,3 mil ocorreram em Corumbá.