ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 29º

Meio Ambiente

Bombeiros sobrevoam dez focos de calor considerados preocupantes

Entre esses locias, brigadistas e bombeiros reforçam combate às chamas na Reserva Caiman

Silvia Frias | 11/09/2019 10:01
Registro do incêndio ontem, às margens da estrada de acesso ao ponto turístico (Foto: Direto das Ruas)
Registro do incêndio ontem, às margens da estrada de acesso ao ponto turístico (Foto: Direto das Ruas)

Equipe do Corpo de Bombeiros irá fazer sobrevoo esta manhã em dez pontos de calor considerado críticos em Mato Grosso do Sul, a maioria, na região do Pantanal. Entre eles, está a Refúgio Ecológico Caiman, que terá reforço de quatro bombeiros especialistas no combate a incêndios florestais.

Segundo assessoria do Corpo de Bombeiros, o sobrevoo será feito em dois trechos da região do Aeroclube Aquidauana; na extensão da BR-262; na Serra da Boa Sentença, próximo da Fazenda Piuva, em Ladário; alto Rio Negro; Parque Estadual do Rio Negro; Parque Estadual Touro Morto; Refúgio Ecológico Caiman, em Miranda; na área da Fazenda Santa Rita Bodoquena e na Aldeia Água Branca, em Aquidauana.

O fogo na área do Refúgio Caiman assustou, atingindo grandes proporções. O Corpo de Bombeiros enviou esta manhã quatro militares especialistas em combate a incêndios florestais para auxiliar os brigadistas da localidade, que já estão em atuação.

O Prevfogo, órgão ligado ao Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) está com 13 brigadistas no combate às chamas na Caiman, distante 31 quilômetros de Miranda. Mais sete foram deslocados para a região, entre eles, um que irá coordenar as operações.

“Eles trabalham diuturnamente, já conseguiram fragmentar grande parte do incêndio”, explicou o coordenador do Prevfogo em MS, Márcio Yule. Desde que o fogo começou, as equipes trabalharam até à noite, combate feito com brigadistas da região, que conhecem a área. A expectativa é que as chama sejam debeladas ainda esta semana.

Yule disse que as causas do incêndio ainda serão averiguadas, mas, há indícios de que tenha começado na fazenda vizinha. “99% dos incêndios tem ação do homem”, disse, normalmente, para abrir área de pastagem. Ainda não há estimativa de área atingida pelas chamas.

Segundo informações preliminares da Refúgio Caiman, o fogo mais extenso foi controlado e as equipes fazem o combate a focos de calor, porém, distantes da sede. Sobrevoos estão sendo feitos para controle desses pontos.

Pontos críticos – Márcio Yule disse que as equipes do Prevfogo estão espalhadas nas áreas mais preocupantes do Estado: em Corumbá, quatro esquadrões, com 30 integrantes fazem o trabalho nos focos de calor, em esquema de rodízio, durante 24h; outros 30 brigadistas foram enviados para a região da reserva indígena kadwéu, em Bodoquena, além de 10 profissionais na Aldeia Limão Verde, e na terra indígena Taunay/Ipegue, ambas em Aquidauana.

Nos siga no Google Notícias