Calorão perde força na sexta, mas até lá terá maxíma de 49ºC e umidade de 10%
A chuva deve voltar de forma isolada no feriado, se intensificando a partir de terça-feira (13)
A onda de calor que tem tirado o sossego do sul-mato-grossense nos últimos dias deve, enfim, começar a perder intensidade a partir da próxima sexta-feira (09). Mas até lá a temperatura ainda pode ter máxima de até 49ºC na Capital e umidade relativa do ar de até 10% o que representa um sério risco a saúde. Ainda segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e Clima) a chuva deve voltar de forma isolada no feriado, se intensificando a partir de terça-feira (13).
Amanhã (07) a previsão é de céu claro a parcialmente nublado em todas as regiões e sem expectativa de chuva no Estado. A umidade relativa do ar deve variar entre 10% a 50% ao longo do dia, podendo ter picos abaixo de 10%, especialmente nas regiões norte e bolsão. O ideal para o organismo humano é umidade relativa do ar entre 40% e 70%, segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde).
Com vento fraco as temperaturas em Mato Grosso do Sul poderão variar entre de 22 °C a 42 °C e na capital variação está estimada em 26 °C a 39 °C.
O panorama é praticamente o mesmo para quinta-feira (08), dia em que a variação na umidade relativa do ar está estimada entre 15% a 55%, são esperadas rajadas de vento e temperaturas entre de 23 °C a 43 °C e na Capital variação está estimada em 26 °C a 40 °C.
Já na sexta-feira (10) o calorão em Campo Grande deve variar entre 24 °C a 49 °C e de 20 °C a 42 °C pelo interior do Estado. A umidade também terá um leve aumento, entre 20% a 75%. Mas conforme o Centro de Monitoramento este será o último dia de onda de calor de forma generalizada, em Mato Grosso do Sul.
No sábado (11) a temperatura vai começar a baixar ficando entre 21 °C a 35 °C na Capital e 16 °C a 39 °C na outras cidades do Estado. A previsão é de céu parcialmente nublado com possibilidade para pancadas de chuvas em pontos isolados do interior. Umidade relativa do ar também terá elevação gradual com variação estimada entre 30% a 75% ao longo do dia.
E a chuva?
A expectativa é de que volte a ocorrer pancadas de chuva de forma isolada a partir de domingo (11). Deve chover com mais intensidade entre os dias 13 e 14 de outubro, acabando de vez com o período de estiagem que ocorre desde 22 de setembro. As chuvas estimadas para o período poderão atingir até 20 milímetros acumulados. Entretanto, as precipitações ainda não devem ser o suficiente para estabilizar o clima seco do Estado. Por outro lado, neste período as temperaturas terão ligeira queda, voltando a "normalidade" esperada do mês entre 18°C a 35°C no Estado.
De 15 a 21 de outubro pancadas de chuvas poderão ocorrer no Estado especialmente no setor norte e bolsão, associado a corredores de umidade contribuindo com acumulado máximo de até 30 milímetros no período. Chuvas generalizadas são esperadas para ocorrer a partir de 22 de outubro em até 20 milímetros acumulados. Sugerimos acompanhamento futuro.