ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, QUARTA  22    CAMPO GRANDE 29º

Meio Ambiente

Capital completa 20 dias sem chuva e previsão é pessimista

No Estado, tempo também continua seco e com baixa umidade; chuva aparecerá apenas na parte sul de MS

Por Natália Olliver | 06/05/2024 12:58
Capital completa 20 dias sem chuva e previsão é pessimista
Calor e tempo seco permanecerão no Estado até final do mês de maio (Foto: Arquivo\ Henrique Kawaminami )

Os sul-mato-grossenses podem se preparar para continuar vivendo com a temperatura alta e o clima seco. Conforme a meteorologia, o Estado não deve receber sequer uma gota de água até o final do mês. A única previsão é de chuva fraca na região sul a partir do dia 21. Aqui em Campo Grande a situação piora. A última vez que a Capital viu chuva foi em 16 de abril. Completando hoje 20 dias sem uma gota d'água do céu, não há nem previsão de garoa.

Denise Moraes, meteorologista do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), explica que há um bloqueio atmosférico impedindo que chova em Mato Grosso do Sul. O cenário é o inverso do que acontece no Rio Grande do Sul. “Por aqui esse bloqueio eleva a temperatura do tempo e diminui a qualidade do ar. Isso está acontecendo na parte central e sudeste do Brasil. No Rio Grande do Sul, por exemplo, não tem isso”.

Neste domingo (5), o Instituto Nacional de Meteorologia emitiu um alerta amarelo para baixa umidade do ar em Campo Grande e outros 31 municípios de Mato Grosso do Sul. De acordo com o Inmet, a umidade relativa do ar deve variar entre 20% e 30% e há risco de incêndios florestais e à saúde.

A OMS (Organização Mundial de Saúde) ressalta que o nível ideal de umidade relativa do ar é entre 60 e 80%. Quando o índice aponta níveis abaixo de 20%, a situação é considerada emergencial.

A orientação é que as pessoas bebam bastante líquido, evitem desgaste físico nas horas mais secas e exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias