Chuva não para e sensação térmica já é de 8 graus em Dourados
Na fronteira com Paraguai, sensação térmica é de 3 graus nesta tarde
Um dos principais assuntos nesta semana nas redes sociais e demais meios de comunicação, o esperado frio histórico de agosto já chegou à região sul de Mato Grosso do Sul e na fronteira com o Paraguai.
Em Dourados, a 233 km de Campo Grande, a temperatura caiu de 15 graus durante a madrugada para 9 no início desta tarde, com sensação térmica de 8,6 graus, segundo o Guia Clima, da Embrapa Agropecuária Oeste. A previsão indica frio ainda mais intenso amanhã e sábado.
Além do frio, Dourados tem hoje o quinto dia consecutivo de chuva. Conforme a estação agrometeorológica da Embrapa, a precipitação desta quinta-feira chegou a 15,4 milímetros até 13h45. O volume acumulado de sábado à noite até hoje é de 107,1 milímetros, mais que o dobro da média de chuva registrada em agosto, de 47 milímetros.
Apesar da falta de consenso dos institutos de meteorologia sobre as mínimas previstas para amanhã, sábado e domingo, é possível observar que nenhum deles aponta mais o risco de temperatura negativa.
O Cptec (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos), que até ontem indicava 1 grau negativo em Dourados no sábado, corrigiu os dados hoje e agora prevê mínimas de 8 amanhã e de 5 graus no dia seguinte.
Em Ponta Porã, a 323 km de Campo Grande, na fronteira com o Paraguai, o frio já é mais intenso nesta tarde. O Climatempo indica temperatura de 7 graus com sensação térmica de 3. Para amanhã e sábado, o instituto prevê mínimas de 3 e 8 em Ponta Porã.