ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, QUINTA  21    CAMPO GRANDE 23º

Meio Ambiente

Com 4 voos neste sábado, cargueiro vai lançar 48 mil litros de água no Pantanal

Em terra, os bombeiros alimentam duas piscinas que ficam no Aeroporto Internacional de Corumbá

Por Aline dos Santos | 29/06/2024 15:23



Reforço contra os incêndios no Pantanal, a aeronave KC-390 Millennium vai lançar 48 mil litros de água, durante os quatro voos previstos neste sábado (dia 29). A primeira participação do avião foi ontem (dia 28), quando o cargueiro lançou 12 mil litros de água em um dos focos de incêndio identificados pelo Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul.

Hoje, a primeira decolagem em Corumbá foi às 11h20. Neste sábado, ainda estão previstos outros três voos, de aproximadamente 35 minutos, com o lançamento de 12.000 litros de água cada. Para aumentar o efeito no combate ao fogo, um produto químico denominado retardante é adicionado à água lançada pelas aeronaves.

Em terra, os bombeiros alimentam duas piscinas que ficam no Aeroporto Internacional de Corumbá e identificamos principais focos de incêndios.

A aeronave é operada pelo Primeiro Grupo de Transporte de Tropa, Esquadrão Zeus, sediado na Base Aérea de Anápolis (Goiás). Imagens divulgadas pela FAB (Força Aérea Brasileira) mostram o preparo da aeronave, com fumaça ao longe e o céu tomado pela nuvem densa resultante das queimadas.

Cargueiro veio da Base Aérea de Anápolis (Goiás) para combater incêndios no Pantanal. (Foto: FAB)
Cargueiro veio da Base Aérea de Anápolis (Goiás) para combater incêndios no Pantanal. (Foto: FAB)

O Sistema Modular Aerotransportável de Combate a Incêndios (MAFFS, do inglês Modular Airborne Fire Fighting System) conta com um tubo que projeta água pela porta traseira esquerda do avião, com capacidade de descarregar até 3.000 galões (12 mil litros) de água em áreas de incêndios.

A tecnologia oferece maior precisão, aumentando significativamente a eficácia das operações de combate a incêndios. Tudo isso é realizado levando em conta as adversidades da operação, que requer um voo a baixa altitude, baixa velocidade e em elevadas temperaturas.

Além disso, o reservatório em solo, local utilizado para fazer o reabastecimento de água na aeronave,  tem capacidade para 22 mil litros de água.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias