ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SÁBADO  23    CAMPO GRANDE 32º

Meio Ambiente

Simone garante que não faltarão recursos para combater incêndios no Pantanal

Ministra afirma que presidente Lula deu carta branca para utilizar todos os meios necessários diante da crise

Por Jhefferson Gamarra e Gabriela Couto, enviada especial a Corumbá | 28/06/2024 14:43
Ministra Simone Tebet durante coletiva em Corumbá (Foto: Alex Machado)
Ministra Simone Tebet durante coletiva em Corumbá (Foto: Alex Machado)

Durante visita a Corumbá, a 245 quilômetros de Campo Grande, nesta sexta-feira (28), a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, assegurou que não faltarão recursos para combater os incêndios no Pantanal. Em coletiva, após sobrevoar a região, Tebet afirmou que o presidente Lula autorizou a utilização de todos os meios necessários para enfrentar a situação.

“Trago uma mensagem final do presidente Lula. Ontem tive um despacho para tratar de outro assunto e ele deixou o seguinte recado: ‘Diga ao povo de Mato Grosso do Sul que todos os ministérios necessários estão envolvidos e que não faltarão recursos nem orçamento, ainda que com crédito extraordinário, para que possamos ter mais efetivos, mais brigadistas, mais aeronaves, mais veículos para que possamos combater esse problema’. Então, eu gostaria aqui de deixar reforçado que o presidente Lula nos deu carta branca, especialmente para a ministra Marina Silva, para que possamos não medir esforços diante dessa crise ambiental”, declarou Simone.

De 1º de janeiro a 26 de junho deste ano, foram contabilizados 3.426 focos de incêndio no Pantanal. Tebet destacou que, mesmo com todo o contingente do Corpo de Bombeiros do Estado, não seria suficiente para combater as chamas devido à extensão do território pantaneiro, que possui 11 milhões de hectares somente em Mato Grosso do Sul.

Ministras Marina Silva e Simone Tebet ao lado do governador Eduardo Riedel na sede do PrevFogo (Foto: Alex Machado)
Ministras Marina Silva e Simone Tebet ao lado do governador Eduardo Riedel na sede do PrevFogo (Foto: Alex Machado)

“Entrar no Pantanal também não é uma coisa simples. Às vezes não tem estrada, tem que fazer picada, tem que andar um, dois, cinco quilômetros a pé para que os brigadistas possam cumprir sua missão”, afirmou Simone.

Durante a visita de hoje, o governo federal enviou ao Pantanal a aeronave brasileira KC-390 Millennium, considerada o cargueiro mais rápido e moderno do mundo, para ser empregada no combate aos incêndios. O avião chegou hoje em Corumbá, vindo da base aérea de Anápolis (GO), com 19 tripulantes da Força Aérea Brasileira (FAB) e mais 13 militares.

O KC-390 tem capacidade de lançar 12 mil litros de água a cada passagem, equivalente a quatro aviões do modelo air tractor. Recentemente, a aeronave brasileira foi utilizada em incêndios florestais na Colômbia. O cargueiro possui um sistema modular aerotransportável de combate a incêndios (MAFFS II, sigla em inglês para Modular Airborne Fire Fighting System).

Nos siga no Google Notícias

Veja Também