ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
DEZEMBRO, DOMINGO  22    CAMPO GRANDE 26º

Meio Ambiente

PF instala gabinete em Corumbá para investigar origem dos incêndios no Pantanal

Ministério do Meio Ambiente aponta que grande parte do fogo foi causado pela ação humana

Por Gustavo Bonotto | 27/06/2024 22:13
Fumaça de queimada em vegetação, no Pantanal de Corumbá. (Foto: Alex Machado)
Fumaça de queimada em vegetação, no Pantanal de Corumbá. (Foto: Alex Machado)

A PF (Polícia Federal) instalou, nesta quinta-feira (27), gabinete de crise para investigar a origem dos incêndios no Pantanal sul-mato-grossense. De antemão, os agentes e o Ministério do Meio Ambiente apontam que grande parte do fogo foi causado pela ação humana.

Peritos e uma aeronave do órgão devem auxiliar nas investigações. A Força-Tarefa de combate ao fogo deve contar com o reforço de mais de 160 brigadistas da Força Nacional e Militares de Brasília e do Rio Grande do Sul. Parte deles já chegou na noite de hoje.

Quase 700 mil hectares de área já foram devastados pelas chamas, o que representa 4,5% do bioma brasileiro, representando mais de 4 vezes o tamanho da cidade de São Paulo. Em coletiva nesta semana, a ministra Marina Silva (Meio Ambiente) já havia apontado que a maior parte dos focos ocorrem em áreas privadas.

Contingenciamento - Uma comitiva do governo federal deve aterrissar no Pantanal de Corumbá, a 418 quilômetros de Campo Grande, nesta sexta-feira (28). Silva, Simone Tebet (Planejamento) e Waldez Góes (Desenvolvimento Regional) irão sobrevoar parte dos incêndios florestais, além de conhecer o centro de acompanhamento das chamas. O grupo se encontrará com o governador Eduardo Riedel (PSDB), onde discutirão ações de combate ao fogo.

Mais cedo, a reportagem antecipou que o aporte de R$ 100 milhões para a pasta do Meio Ambiente é um dos destaques do encontro. O Estado espera repasse de parte do montante para os cofres estaduais, a fim de custear o plano de contingenciamento.

"O estado tem pedidos a fazer e acredito muito que a União vai continuar estendendo a mão para continuar esta luta, que faz parte da vida de todos os brasileiros. Ainda não sei todos os pedidos do governador , que estará presente, mas creio que inclui tudo o que já está em nosso plano, desde combustível a equipamentos", caracterizou Eduardo Rocha, secretário estadual da Casa Civil.

Em números - Até o momento, Mato Grosso do Sul já investiu R$ 50 milhões em equipamentos e ações de prevenção e combate aos incêndios florestais. O estado conta com duas aeronaves Air Tractor, cada uma capaz de lançar 3 mil litros de água, além de novos equipamentos e veículos para auxiliar os bombeiros.

Desde o início das operações, em abril de 2024, 415 bombeiros militares foram mobilizados para o Pantanal, utilizando sete caminhões de combate a incêndio e 25 caminhonetes equipadas.

Receba as principais notícias do Estado no WhatsApp. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nas redes sociais: Facebook, Instagram e TikTok

Nos siga no Google Notícias