ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, QUARTA  22    CAMPO GRANDE 23º

Meio Ambiente

Guerra contra o fogo no Pantanal já mobilizou 415 bombeiros de MS

As ações tiveram início no dia 2 de abril, com a fase de prevenção

Por Izabela Cavalcanti e Fernanda Palheta | 27/06/2024 12:43
Guerra contra o fogo no Pantanal já mobilizou 415 bombeiros de MS
Bombeiros no meio de vegetação tentando apagar fogo usando soprador (Foto: Alex Machado)

A Operação Pantanal 2024 já mobilizou 415 bombeiros militares de Mato Grosso do Sul, de acordo com informações do Governo do Estado. As ações tiveram início no dia 2 de abril, com a fase de prevenção. Já no dia 15 de maio começou a instalação das bases feitas pelas equipes do Corpo de Bombeiros.

Atualmente, estão empenhados 74 bombeiros. Além disso, na quarta-feira (26), a Força Nacional enviou 82 militares para reforçar o combate ao fogo no Pantanal sul-mato-grossense. Os homens saíram do Distrito Federal e do Rio Grande do Sul.

Para atender a demanda, são 13 bases avançadas do Corpo de Bombeiros instaladas na região do Pantanal. A estrutura também conta com 7 caminhões de combate a incêndio e 25 caminhonetes equipadas com kit pick-up, mochilas costais, sopradores e equipamentos de proteção individual.

O fogo já destruiu 541 mil hectares do Pantanal, 5 vezes o tamanho de Campo Grande. Essa já é a maior temporada de incêndios da história do bioma.

Aeronaves - Desde o início de junho, os três helicópteros da coordenadoria estão atuando para apoiar o Corpo de Bombeiros nos incêndios e a PMA (Polícia Militar Ambiental) nas ações de prevenção e fiscalização.

Ao todo, Mato Grosso do Sul conta com a ajuda de três helicópteros da Sejusp (Secretária de Estado de Justiça e Segurança Pública) e um air tractor, e outras cinco aeronaves do Governo Federal, sendo um helicóptero do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e quatro air tractors do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias