ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
DEZEMBRO, TERÇA  03    CAMPO GRANDE 25º

Política

No Pantanal, ministras fazem sobrevoo e inauguram sala de monitoramento

Comitiva acompanhará de perto os impactos das queimadas e instalará estrutura para monitoramento dos incêndios

Por Jhefferson Gamarra e Fernanda Palheta | 27/06/2024 16:23
Governador Eduardo Riedel e ministra Marina Silva em reunião realizada em 2023 (Foto: Divulgação / Governo de MS)
Governador Eduardo Riedel e ministra Marina Silva em reunião realizada em 2023 (Foto: Divulgação / Governo de MS)

Prestes a completar 90 dias de combate aos incêndios no Pantanal, as ministras do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, e do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, juntamente com o secretário executivo do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, Valter Ribeiro, chegam a Corumbá nesta sexta-feira (28). A comitiva será acompanhada pelo governador Eduardo Riedel (PSDB) em um sobrevoo pela região pantaneira para avaliar de perto os impactos das queimadas.

Após o sobrevoo, as autoridades visitarão as instalações do PrevFogo, uma base estratégica do Ibama para o combate a incêndios. Em seguida, seguirão até o quartel do Corpo de Bombeiros para inaugurar uma sala de situação para o monitoramento dos focos de incêndio. Esta sala será coordenada pelo Governo de Mato Grosso do Sul e funcionará de forma semelhante à estrutura do Cicoe (Centro Integrado de Comando e Controle Estadual) em Campo Grande.

De acordo com o governador Eduardo Riedel, a nova sala de monitoramento visa combater a desinformação e garantir transparência sobre a situação das queimadas no bioma pantaneiro. "A gente tem visto muita especulação em torno do assunto sobre as queimadas no Pantanal, então tomamos a decisão de fazer semanalmente uma live para que as pessoas responsáveis por monitorar, controlar e agir em cima dessa questão venham aqui semanalmente apresentar a evolução dos trabalhos, para evitar desinformação, por que isso confunde as pessoas e atrapalha o resultado dos trabalhos", afirmou o governador.

Combate ao fogo – Até o momento, Mato Grosso do Sul já investiu R$ 50 milhões em equipamentos e ações de prevenção e combate aos incêndios florestais. O estado conta com duas aeronaves Air Tractor, cada uma capaz de lançar 3 mil litros de água, além de novos equipamentos e veículos para auxiliar os bombeiros. Desde o início das operações, em abril de 2024, 415 bombeiros militares foram mobilizados para o Pantanal, utilizando sete caminhões de combate a incêndio e 25 caminhonetes equipadas.

Brigadistas do PrevFogo durante trabalho no Pantanal (Foto: Alex Machado)
Brigadistas do PrevFogo durante trabalho no Pantanal (Foto: Alex Machado)

Em resposta a um pedido de apoio federal, foram enviados a Corumbá cinco aeronaves, incluindo um helicóptero do Ibama e quatro aviões do ICMBio. Além disso, a Sejusp (Secretaria de Justiça e Segurança Pública) disponibilizou três helicópteros equipados com helibalde, com capacidade de transportar 820 litros de água.

Na quarta-feira (26), 82 militares da Força Nacional, vindos do Rio Grande do Sul e de Brasília, foram enviados ao Pantanal com 15 viaturas, 10 caminhonetes e um caminhão de suprimentos. Eles devem iniciar suas atividades de campo ainda nesta semana, reforçando os esforços de combate aos incêndios na região.

Nos siga no Google Notícias

Veja Também