ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JUNHO, SÁBADO  29    CAMPO GRANDE 23º

Meio Ambiente

Em área atingida pelas chamas, frutas ajudam na sobrevivência dos animais

No Paraguai-Mirim, Gretap identifica fauna próxima a uma baía

Por Kamila Alcântara e Gabriela Couto, enviada especial a Corumbá | 26/06/2024 18:45

Durante os trabalhos na área atingida pelas chamas, no Paraguai-Mirim, a equipe do Gretap (Grupo de Resgate Técnico Animal Cerrado Pantanal) encontrou uma área verde utilizada como abrigo dos animais silvestres. Na última terça-feira (25), para ajudar a fauna que sobrevive ali, às margens de uma baía, várias frutas foram deixadas no alto de uma árvore.

Segundo a coordenadora operacional do grupo, a bióloga e médica veterinária Paula Helena Santa Rita, todo percurso visitado por eles está em cinzas e um pequeno recurso hídrico é o único refúgio deles.

“Chegamos aqui na área onde os animais estão, agora vamos deixar que eles se acalmem, porque a chegada do grupo deixou eles agitados. Identificamos uma baía, com o único trecho verde. Acreditamos que está sendo um refúgio e único recurso hídrico na região”, explica Paula.

Perto da água tem um ipê e os biólogos encontraram vestígios da presença dos animais. Por isso, eles montaram uma estrutura e instalaram na árvore, onde disponibilizaram várias frutas, além de armadilhas fotográficas.

“Os alimentos servem para auxiliar os animais que passam nas áreas já queimadas”, termina a bióloga. Os animais que necessitarem de cuidados serão atendidos no próprio local ou encaminhados aos centros de reabilitação de Corumbá e Campo Grande.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias