Com arte e moda sustentável, drive espera 6 toneladas de descartáveis
Veja o que pode ser descartado e atrativos da feira que vai até sábado (18), em frente ao Bioparque Pantanal
Vai até sábado (18) o Drive-Thru da Reciclagem, que começou nesta quinta-feira (16), recebendo materiais para reciclagem ou descarte correto, na Avenida Afonso Pena, em frente ao Bioparque Pantanal. Na expectativa de recolher até 8 toneladas de produtos, a ação tem ainda feira com alimentação, doação de mudas frutíferas, brechós, artesanato e acessórios.
Descartáveis e recicláveis - Logo cedo, teve gente que aproveitou para deixar um micro-ondas e um aparelho de som. Das 9h às 18h, quem passa pelo local pode descartar papel, papelão, madeira de demolição, plástico, garrafa pet, vidro, óleo de cozinha usado, sucata de aço, ferro, geladeira, ferro, eletrônicos, tecidos, banner, medicamento vencido, lâmpada, pilha e bateria.
Tudo será descartado corretamente para evitar danos ao meio ambiente ou vai virar arte nas mãos das famílias envolvidas em projetos sociais, acompanhados pela Prefeitura de Campo Grande.
O evento é realizado por meio de parceria entre o FAC (Fundo de Apoio à Comunidade) da Prefeitura de Campo Grande e o Projeto Do Bem. Essa é a oitava edição do drive, conforme a coordenadora do FAC, Roberta Queiroz.
A ação busca conscientizar a população sobre as formas corretas de descartar. Há produtos que não se reciclam, mas devem ser destinados corretamente para não prejudicar o meio ambiente e aqui hoje estamos trazendo essas informações às pessoas”, comenta Roberta.
Idealizadora do evento, a empresária Ana Cristina Franzoloso explica que a ação é importante justamente para levar conhecimento sobre a sustentabilidade com noções em diferentes áreas, como saúde, inovação, negócios e desapego.
Um quilo de medicamento vencido jogado na pia ou no vaso sanitário polui 450 mil litros de água, enquanto 1 litro de óleo contamina 25 mil litros. As pessoas têm interesse em preservar o meio ambiente, mas precisam de informação”, destaca Ana, que é embaixadora do Instituto Lixo Zero e fundadora da startup Do Bem, que atua com negócios sustentáveis.
Medicamentos - Com estande para descarte de medicamentos, o CFR (Conselho Regional de Farmácia) tem profissionais da área dando esclarecimentos sobre as formas corretas de se desfazer das embalagens e produtos vencidos ou não utilizados. No ano passado, a entidade arrecadou cerca de 150 quilos de medicamentos.
“Observamos que a cada ano as pessoas estão mais conscientes, mas ainda há muitas pessoas que descartam no lixo comum, pia e vaso sanitário. Isso leva essas fórmulas químicas ao solo e ao lençol freático. O tratamento da água não retira tudo, a população consome e isso gera resistência aos medicamentos antibióticos”, explica a conselheira do CRF, Daniely Proença.
Confira a galeria de imagens: