ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
FEVEREIRO, TERÇA  04    CAMPO GRANDE 22º

Meio Ambiente

Com imagens que impressionam, janeiro teve mais que o dobro da chuva prevista

Mato Grosso do Sul também quebrou recordes de chuva; Dourados teve janeiro mais chuvoso em 41 anos

Guilherme Correia | 28/01/2021 12:15
Com imagens que impressionam, janeiro teve mais que o dobro da chuva prevista
Chuva dificultou passagem de motoristas na Rua Prefeito Heráclito, continuação da Avenida Ernesto Geisel, na tarde de ontem (Foto: Marcos Maluf)

Campo Grande registrou aumento de 117,3% nas chuvas em janeiro, comparado ao que era estimado (212,6 mm). Segundo dados da Estação Meteorológica da Uniderp, somente em Campo Grande são 358,4 milímetros acumulados no primeiro mês de 2021, mais que o dobro do que foi acumulado no mesmo período em 2020 - 164,8 milímetros.

Na prática, a população campo-grandense tem sofrido na pele esse fenômeno, já que são diversos casos de alagamentos, árvores caídas e outros acidentes provocados pela força da natureza.

No fim da tarde desta quarta-feira (27), boa parcela da Avenida Guaicurus, na região sul da Capital, ficou submersa, o que fez com que a água impossibilitasse a condução de alguns veículos na via.

Em outra região da cidade, nas proximidades de rotatória na Avenida Ernesto Geisel, a chuva veio forte e se instaurou em oficina mecânica. Os funcionários não só ficaram impedidos de trabalhar: "Não para de vir água [...] aqui já era, não dá pra fazer mais nada", disse um homem em vídeo enviado por meio do canal Direto das Ruas.

Estado - Ainda conforme a Estação Meteorológica da Uniderp (Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal), o total de chuvas em todo Mato Grosso do Sul, no mês de janeiro, já é 81,3% acima do que o esperado.

Mesmo faltando três dias para acabar o mês, Dourados já teve em 2021 o janeiro mais chuvoso em 41 anos - desde 1980 - quando a Embrapa Agropecuária Oeste começou a acompanhar as condições climáticas no município distante 233 quilômetros da Capital.

Até então, o janeiro mais chuvoso tinha sido em 2018, com 302,3 milímetros. Agora, o acumulado já chegou a 328 milímetros, quase o dobro da média esperada para o mês, de 163 milímetros.

Nos siga no Google Notícias