Com mais 7 milímetros, Dourados tem o dobro da chuva esperada para agosto
Após estiagem de 40 dias, volume acumulado em quatro dias chega a 90 milímetros
O volume de chuva acumulado nos últimos quatro dias já supera os 90 milímetros em Dourados, a 233 km de Campo Grande. Na cidade que teve 40 dias de estiagem chove desde sábado (15). Hoje tem sido um dia chuvoso, com 7,2 milímetros até 17h15, segundo o Guia Clima, da Embrapa Agropecuária Oeste.
A precipitação dos últimos quatro dias é o dobro do volume histórico registrado em agosto, de 47 milímetros. Só ontem foram 36 milímetros.
O acumulado em agosto já é oito vezes a precipitação registrada em julho. No mês passado, a Embrapa registrou 13 mm – a média histórica do mês é 46 mm. A maior chuva foi de 10 mm, em 6 de julho.
Com base nos registros das estações meteorológicas da Embrapa Agropecuária Oeste em Dourados, Rio Brilhante e Ivinhema e do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), o Guia Clima observou que o volume de chuvas foi muito pequeno em outras regiões do Estado.
Segundo a Embrapa, são comuns em Mato Grosso do Sul durante o mês de julho os sistemas de alta pressão, que bloqueiam a entrada de frentes com chuva vindas do sul. Como consequência desse fenômeno, julho é o mês do ano com a menor média de chuva.