ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SEXTA  15    CAMPO GRANDE 33º

Meio Ambiente

Comerciantes dão pastel e ração a quatis famintos, mas PMA adverte: "é crime"

PMA explica que alimentar os bichos causa descontrole populacional e multa é de R$ 500 por animal

Caroline Maldonado | 27/03/2022 11:42



Eles não têm medo de se aproximar das pessoas e se não der algum alimento, os quatis entram nos estabelecimentos à procura de petiscos. É assim todo dia na rua Melvin Jones, quase esquina com a Avenida Prefeito Lúdio Martins Coelho, no bairro Caiçara, segundo comerciantes que oferecem ração ou comida. No entanto, a PMA (Polícia Militar Ambiental) alerta que é crime alimentá-los e a pena inclui multa de R$ 500 por animal.

Preocupado com a saúde dos animais, o proprietário de um bar, Wilian Reick, oferece ração aos bichos. “Se não der comida, eles entram aqui procurando. Eu dou ração, porque se não der vem o homem que vende pastel e dá a fritura. Teria que chamar o Ibama e levar para o Pantanal”, comenta Wilian.

O comerciante conta que os quatis aparecem diariamente para comer há 4 anos e o grupo está aumentando. São mais de 15 quatis no vídeo enviado pelo canal Direto das Ruas ao Campo Grande News.

Quem faz avaliação para decidir se os animais necessitam de captura é a PMA (Polícia Militar Ambiental). A polícia sempre orienta aos moradores a não alimentar os animais silvestres e acionar os militares apenas nos casos em que os bichos estejam machucados ou atrapalhando o trânsito. Os animais vivem próximo às ruas da cidade porque pertencem aos parques de preservação da fauna e flora.

Crime ambiental - "Os moradores e comerciantes estão, na verdade, causando um descontrole e cometendo crime ambiental, porque talvez não tenham consciência. Alimentando os quatis, eles estão fazendo com que eles deixem de caçar e se alimentar de outros animais. Quanto mais alimentam esses animais, estão fazendo com que essa espécie se desenvolva mais em relação as demais. Não pode, isso causa descontrole", explica o Tenente Coronel da PMA Edinilson Queiroz.

A PMA faz campanha para conscientizar a população sobre essa prática, porque a lei é recente e muitas pessoas desconhecem. Clique aqui para ver vídeo da PMA sobre a lei 7.563/21.

Orientação - Em casos de animal silvestre ferido ou causando desordem no trânsito, os moradores devem entrar em contato com a PMA pelos telefones (67) 3357-1500 e o (67) 9984-5013, na Capital.

A polícia orienta a evitar se aproximar do bicho, principalmente de grandes mamíferos e animais peçonhentos, que podem se sentir acuados e atacar. Já no caso de filhotes, a mãe pode estar por perto e atacar para defender a cria.

Quatis na rua Melvin Jones, quase esquina com a Avenida Prefeito Lúdio Martins Coelho (Foto: Direto das Ruas)
Quatis na rua Melvin Jones, quase esquina com a Avenida Prefeito Lúdio Martins Coelho (Foto: Direto das Ruas)

Direto das Ruas - O vídeo chegou ao Campo Grande News por meio do canal Direto das Ruas, meio de interação do leitor com a redação. Quem tiver flagrantes, sugestões, notícias, áudios, fotos e vídeos pode colaborar no WhatsApp pelo número (67) 99669-9563.

Clique aqui e envie agora uma sugestão.

Para que sua imagem tenha mais qualidade, orientamos que fotos e vídeos sejam feitos com o celular na posição horizontal

Nos siga no Google Notícias