Criador é multado em R$ 3,5 mil por manter aves em cativeiro ilegal
Homem contou que havia esquecido de regularizar situação das aves no sistema
Um homem, de 28 anos, foi autuado e multado em Paranaíba, cidade a 422 km da Capital, por transportar e criar aves em sua residência de forma irregular, sem licença ou autorização. À polícia, ele alegou ser "criador amador", mas disse que havia esquecido de regularizar a situação das aves.
Uma equipe da Polícia Militar fazia patrulhamento e durante abordagem a um veículo, verificou que havia um pássaro da espécie coleirinha, que estava sem anilha e sem documentação.
Em seguida, acionaram a Polícia Militar Ambiental de Aparecida do Taboado, que foi até a residência do autor no Bairro Maria Salomé. A documentação, segundo a polícia, consta que o suspeito não havia atualizado junto ao Ibama seu plantel, onde havia 7 aves, entre elas, dois da espécie bicudo e dois curió, tornando irregular a licença.
Na delegacia, o homem contou que que era criador amador de passeriformes, uma grande ordem da classe aves, que reúne cerca de 6 mil espécies. O suspeito disse ainda que três aves não estavam no local, pois uma havia morrido e duas, adquiridas de um criador da Bahia, não tinha chegado. Confessou que havia esquecido de regularizar no sistema a morte e a falta das outras aves.
As aves foram apreendidas e o homem autuado e multado em R$ 3,5 mil.