ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SÁBADO  16    CAMPO GRANDE 30º

Meio Ambiente

Domingo será de temperaturas altas com possibilidade de chuva

Umidade relativa do ar deve variar entre 20% e 40%, principalmente no Pantanal e sudoeste do estado

Por Jhefferson Gamarra | 01/10/2023 07:00
Céu aberto com a presença de poucas nuvens na manhã deste domingo em Campo Grande (Foto: Alex Machado)
Céu aberto com a presença de poucas nuvens na manhã deste domingo em Campo Grande (Foto: Alex Machado)

De acordo com o  Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), o domingo, 1° de outubro, será marcado pela elevação das temperaturas e  possibilidade de pancadas de chuva em grande parte do estado. Além disso, a previsão indica baixos valores de umidade relativa do ar, especialmente nas regiões pantaneira e sudoeste.

O clima quente e seco deve dominar boa parte do Mato Grosso do Sul ao longo do dia. Campo Grande deverá registrar uma temperatura mínima de 21°C e máxima de 33°C. Em Dourados, no sul do estado, os termômetros marcarão 21°C pela manhã, atingindo os 32°C à tarde. Já na região leste, em Anaurilândia, as temperaturas variarão entre 21°C e 31°C.

Na região do Conesul, Iguatemi apresentará uma mínima de 19°C e uma máxima de 29°C. Em Ponta Porã, as temperaturas ficarão entre 17°C e 27°C ao longo do dia.

No município de Corumbá, situado na região pantaneira, a mínima será de 22°C e a máxima atingirá os 36°C. Aquidauana terá uma variação de temperatura entre 23°C e 33°C. Na cidade sudoeste de Porto Murtinho, a manhã começará com 22°C, chegando a 32°C durante a tarde.

No norte do estado, Coxim marcará 24°C nas primeiras horas do dia, e a temperatura alcançará os 32°C ao longo do dia. No Bolsão, Três Lagoas registrará 22°C pela manhã e 32°C durante a tarde.

Além das altas temperaturas e da possibilidade de chuvas localizadas, o Cemtec alerta para a baixa umidade do ar, que pode variar entre 20% e 40%. As regiões mais afetadas pela baixa umidade são as do Pantanal e sudoeste do estado.

É importante destacar que outros sistemas de alta pressão atmosférica devem se formar durante a primavera em Mato Grosso do Sul, o que pode resultar na formação de novos bloqueios atmosféricos, levando a altas temperaturas e, possivelmente, novas ondas de calor. Portanto, a população deve estar atenta às recomendações das autoridades locais e tomar medidas de precaução para evitar problemas relacionados ao calor e à baixa umidade.

Nos siga no Google Notícias