Durante “calorão”, chuva isolada é registrada por moradores de Campo Grande
Na região central da Capital, a chuva apareceu e durou cerca de 4 minutos, mas céu segue nublado
Na tarde deste domingo (15), uma chuva isolada foi registrada em alguns pontos de Campo Grande. O tempo chuvoso chegou nos bairros Residencial Remez Tebet, Jardim Los Angeles, Parati, Aero Rancho e Jardim Centro Oeste. Já na região central, a chuva apareceu e durou cerca de 4 minutos. O tempo na Capital segue nublado.
Com os termômetros ultrapassando os 40°C neste domingo (15), conforme divulga o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul), moradores se mostram contentes com a chuva.
“Chuva maravilhosa, que veio para amenizar o calorão”, afirma um leitor, que encaminhou imagens da chuva que surgiu no bairro Remez Tebet.
Interior - A chuva também está prevista para outras cidades do Estado. O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu alerta para risco de tempestade nos seguintes municípios: Água Clara, Alcinópolis, Aparecida do Taboado, Cassilândia, Chapadão do Sul, Costa Rica, Figueirão, Inocência, Paraíso das Águas, Paranaíba, Pedro Gomes, Selvíria e Sonora. O alerta encerra na segunda-feira (16), às 10h.
"Devido ao aquecimento diurno e o retorno de umidade para o estado, espera-se pancadas de chuvas e tempestades isoladas, principalmente nas regiões centro-norte, sul, bolsão e leste", comenta a coordenadora do Cemtec, a meteorologista Valesca Fernandes.
Segundo o instituto meteorológico, nessas áreas, as chuvas podem atingir uma intensidade de 30 mm/h, com acumulações de até 50 mm/dia, acompanhadas por ventos intensos, variando entre 40 e 60 km/h. Além disso, há uma possibilidade real de queda de granizo, o que pode causar transtornos adicionais à população.
Os riscos associados a essa previsão climática incluem cortes no fornecimento de energia elétrica, danos em plantações, quedas de galhos de árvores e inundações em áreas vulneráveis.
Para a segurança da população, a recomendação é de evitar se abrigar debaixo de árvores devido ao risco de quedas e descargas elétricas. Também é aconselhável não estacionar veículos próximos a torres de transmissão de energia ou placas de propaganda, que podem ser derrubadas pelos ventos fortes.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.