Durante Operação Ágata 5, PMA multa duas pessoas em Corumbá
Um homem de 32 anos foi autuado na quarta-feira (8) por atear fogo sem autorização ambiental, em Corumbá, cidade localizada a 419 quilômetros de Campo Grande, e com maior registro de focos de incêndio no Estado.
Ele foi flagrado durante fiscalização preventiva da Operação Ágata 5, da Exército Brasileiro, e que conta com apoio da Polícia Militar Ambiental (PMA), Corpo de Bombeiros e PrevFogo, do Ibama.
O local incendiado foi um sítio próximo ao sindicato rural de Corumbá, sendo que a equipe de fiscalização, ao chegar, já encontrou a área com meio hectare de vegetação nativa queimado. O fogo foi controlado e o sitiante preso em flagrante e levado para a Delegacia de Polícia Civil da cidade. Ele também recebeu multa de R$ 1 mil.
Transporte ilegal de madeira - Em outra ocorrência, também durante fiscalização da Operação Ágata 5 em Corumbá, um homem de 35 anos foi autuado pela PMA por transportar madeiras ilegalmente. A multa foi de R$ 2,4 mil.
Ele foi abordado em um veículo na estrada de acesso para o assentamento Taquaral, com carga de 8,20 metros cúbicos de madeira beneficiada em vigas, das espécies “jatobá” e “louro-preto”, sem autorização ambiental. A madeira vinha da Bolívia.