ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
AGOSTO, QUARTA  14    CAMPO GRANDE 28º

Meio Ambiente

Emocionante: primeiro filhote de arara azul da temporada nasce após o fogo

Equipe celebra sobrevivência de ave em um dos ninhos artificiais monitorados por instituto no Pantanal

Por Gabriela Couto | 13/08/2024 16:45

O primeiro filhote da estação reprodutiva de 2024 monitorado pelo Instituto Arara Azul nasceu. O registro foi compartilhado nas redes sociais de forma muito emocionante. Nas imagens é possível ver a destruição que o incêndio florestal da semana passada deixou. Cerca de 80% da Fazenda Caiman, em Miranda, base onde é realizado o trabalho de campo da instituição, virou cinzas.

Ao percorrer os ninhos artificiais que estavam espalhados nas árvores, a equipe identificou o sobrevivente. No meio do caminho foi possível ver casais de araras retornando para a região no Pantanal, que é um verdadeiro berçário para espécie. Elas estão em busco de um lugar seguro para a postura dos ovos.

“Esse filhote traz muita esperança pra gente”, disse emocionada, a médica veterinária do instituto, Maria Eduarda Monteiro. Antes da passagem do fogo, os pesquisadores tinham a confirmação de dois ovos no local. Um deles, possivelmente foi predado. O outro se desenvolveu e está saudável. Os pais estavam próximos no momento do monitoramento.

O Instituto Arara Azul está reconstruindo os ninhos perdidos, repondo equipamentos de trabalho e fornecendo alimentos para as araras e outras espécies ameaçadas. Doações podem ser feitas pela chave pix CNPJ 05.910.537/0001-02. O recibo de doação pode ser solicitado pelo e-mail contato@institutoararaazul.org.br ou pelo direct do instagram.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias