ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 24º

Meio Ambiente

Filhotes de araras passaram Natal em casa de pesquisadora após queda de palmeira

Instituto Arara Azul implantou a segunda caixa ninho na Capital, em pleno feriado de fim de ano

Por Gabriela Couto | 27/12/2023 10:15


“Mais um salvamento com sucesso. E esse, em pleno dia de Natal”, comemorou o Instituto Arara Azul. A bióloga e pesquisadora que coordenada o projeto Aves Urbanas, Larissa Tinoco, foi acionada no dia 25 de dezembro para socorrer dois filhotes de arara-canindé que perderam o ninho.

O tronco da palmeira em que os bebês ficavam caiu com o forte vento que atingiu a Capital naquela noite. O ninho era monitorado pelo projeto e os moradores acionaram Larissa. Ao chegar no local, as duas ararinhas, já bem emplumadas estavam dentro do tronco, rodeado por gatos que queriam comer as aves.

Sem muitas alternativas naquele momento, Larissa recolheu os filhotes, na certeza de mantê-los vivos e seguros. Nas primeiras horas da manhã de ontem (26), a equipe retornou ao local com as araras e os equipamentos necessários para instalar a segunda caixa ninho de Campo Grande.

Próximo da palmeira havia uma outra similar que foi escolhida para a instalação da caixa que vai servir de ninho até o completo desenvolvimento das aves. “Eles foram prontamente identificados pelos pais, que ainda estavam na região e imediatamente entraram no novo ninho e voltaram a cuidar dos filhotes”.

O Instituto Arara Azul também informou que vai manter o monitoramento dos filhotes que devem começar a voar nas próximas semanas.

“Esse salvamento só foi possível graças ao contato e cuidado dos moradores, comunidade local, que estavam atentos e se preocuparam com nossas lindas araras, bem como a nossa equipe que atendeu prontamente ao pedido de ajuda.”

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias