ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, QUARTA  22    CAMPO GRANDE 23º

Meio Ambiente

Pantanal ganha reforço de sistema de inteligência para combate ao fogo

Ferramenta será lançada nesta terça-feira (14) para auxiliar poder público e pantaneiros na tomada de decisões

Por Gabriela Couto | 13/11/2023 17:07
Pantanal ganha reforço de sistema de inteligência para combate ao fogo
Imagem aérea de incêndio consumindo o bioma durante estiagem no Pantanal (Foto: Divulgação)

Será lançada nesta terça-feira (14) o SIFAU (Sistema de Inteligência do Fogo em Áreas Úmidas), a nova ferramenta que fornecerá dados técnicos capazes de auxiliar o poder público e os pantaneiros na tomada de decisão. A cerimônia faz parte da comemoração da semana do Pantanal e será realizada às 14h30, na sala Arara do Grand Park Hotel, em Campo Grande.

A plataforma também irá ajudar na identificação dos locais para manejo integrado do fogo, tanto para uso na queima controlada com objetivo de renovação das pastagens nativas quanto na redução de material combustível em suas propriedades.

Os mapas serão projetados com diversas camadas de informações sobrepostas. Dentre elas, haverá subsídios de material cartográfico ambiental, físico e climático, que vão desde o uso e cobertura do solo aos dados de material combustível acumulado. Destaque para a possibilidade de emitir alerta de área queimada dos últimos 60 dias no entorno da propriedade, além da previsão de perigo de fogo para os próximos seis dias.

“Independentemente do grau de conhecimento que o usuário do sistema tenha em relação a dados de satélites, clima, ou em relação ao próprio manejo, essas informações estão compiladas de uma forma simples e direta para que o proprietário tenha acesso e possa desenvolver um protocolo de ação e manutenção da vegetação dentro da sua propriedade”, explica a coordenadora do LASA/UFRJ (Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais da Universidade Federal do Rio de Janeiro), Renata Libonati.

O SIFAU é um dos produtos do PCA (Programa Corredor Azul), da Wetlands International no Brasil, que tem como objetivo proteger a saúde e a conectividade do sistema de áreas úmidas Paraná-Paraguai.

Pantanal ganha reforço de sistema de inteligência para combate ao fogo
Reprodução da plataforma de alarmes do Lasa com informações atualizadas dos últimos sete dias de incêndios no Pantanal (Foto: Reprodução)

André Borges , diretor-presidente do Imasul (Instituto de Meio Ambientel de Mato Grosso do Sul), ressalta que a ferramenta dará mais segurança e agilidade nos pedidos de queima controlada.

“É uma ferramenta de geotecnologia que auxilia muito no processo de licenciamento e autorização para queima controlada e para o manejo integrado do fogo como implementamos aqui no estado. Quando você utiliza essa tecnologia, você diminui a subjetividade das informações. Antes, teríamos que buscar em diferentes plataformas para formular o parecer, e agora não. Temos todas as bases sendo analisadas via Sistema e isso vai trazer um ganho muito grande na gestão ambiental que o Imasul desenvolve”.

Sobre o SIFAU - O SIFAU é uma parceria entre a Wetlands Internacional e o LASA/UFRJ, com apoio do PELD (Programa de Pesquisas Ecológicas de Longa Duração) coordenado pelo NEFAU (Núcleo de Estudos do Fogo em Áreas Úmidas) da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul).

Programa Corredor Azul - Idealizado pela Wetlands International para ser desenvolvido no intervalo de 10 anos, 2017-2027, o PCA (Programa Corredor Azul) tem o objetivo de proteger a biodiversidade e garantir a conectividade de pessoas, natureza e economias em um território transfronteiriço, que abrange três grandes áreas úmidas do Sistema Paraná-Paraguai, são elas: Pantanal, os Esteros de Iberá e o Delta do Paraná. Financiado pela DOB Ecology, o nome do programa é uma alusão ao grande volume de água que circula dentro dessas importantes áreas úmidas da América do Sul.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias