ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
OUTUBRO, SEXTA  11    CAMPO GRANDE 24º

Meio Ambiente

Físico usa “engenhoca” econômica para projetar eclipse no sofá de casa

A forma de projetar o eclipse é por conta do experimento da câmara escura

Por Gabriel de Matos e Natália Olliver | 14/10/2023 20:00

Enquanto o mundo todo voltava sua atenção para o espetáculo no céu, uma ideia curiosa surgiu do Bairro Rita Vieira, em Campo Grande. Ethel Ávila, de 54 anos, e seu filho, o físico Rafael Ávila, de 26 anos, encontraram uma solução engenhosa e econômica para desfrutar do fenômeno sem a necessidade de óculos de proteção adequados.

Neste sábado (14), quando o mundo estava com foco no evento espacial, os dois usaram uma “engenhoca” caseira para observar o eclipse de forma segura. Com uma simples caneta e uma folha de papel, eles criaram um método de projeção que permitiu que a imagem do Sol passasse por um pequeno buraco na folha e fosse projetada em uma superfície plana.

Essa técnica é baseada no mesmo princípio de uma câmara escura, onde a luz que passa pelo pequeno buraco se projeta na superfície oposta. Rafael, de costas para o sol para proteger seus olhos, assistiu maravilhado enquanto a imagem do eclipse era projetada no papel.

Folha de papel usada pelos dois para visualizar o eclipse (Foto: Acervo Pessoal)
Folha de papel usada pelos dois para visualizar o eclipse (Foto: Acervo Pessoal)

Ethel Ávila explicou que o método era não apenas simples e seguro, mas também extremamente econômico.

Não tínhamos óculos de proteção adequados e como não tivemos tempo de comprar um, decidimos improvisar rapidamente. Tudo o que precisávamos era uma caneta e um pedaço de papel. Descobrimos que a imagem ficou ainda melhor quando usamos nosso sofá como superfície de projeção", relatou Ethel.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias