ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, QUARTA  20    CAMPO GRANDE 34º

Meio Ambiente

Flagrada no meio da rua, jiboia para trânsito no Parque dos Poderes

Pessoas se aproximaram da serpente; PMA orienta que não se interaja com animais silvestres

Guilherme Correia | 19/05/2023 12:31

Na manhã desta quinta-feira (18), jiboia foi flagrada enquanto atravessava uma das avenidas do Parque dos Poderes, em Campo Grande. Vídeo feito por João Victor Kodama, que passava no local, mostra que algumas pessoas se aproximavam do animal, o que não é recomendado pela PMA (Polícia Militar Ambiental).

A corporação divulgou orientações para que se evitem esta ação, já que animais podem, em instinto de defesa, causar algum ferimento à pessoa. Sobretudo, se tratando de serpente, a PMA orienta que evitem aproximação ou contato com o animal.

Em casos em que o condutor observe um animal atravessando a via, recomenda-se que os condutores liguem o pisca-alerta, parem os seus veículos e aguardem a travessia completa do animal.

Ao se deparar com um animal silvestre próximo a região de mata, como é o caso do Parque dos Poderes e das Nações Indígenas, o cidadão deve apenas observar o animal e deixá-lo continuar seu caminho, uma vez que está em seu habitat. Por outro lado, se o animal estiver em ambiente fechado ou algum local que ofereça risco a ele ou a população, a recomendação é acionar a PMA.

É importante que não tentem se aproximar, tocar, tampouco parar em frente ao animal, como visto no vídeo.

A corporação também ressalta que a lei protege a fauna e a prática de qualquer ato de abuso, maus-tratos, ou mesmo ferir animais domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos é crime ambiental com pena prevista de detenção, de três meses a um ano. Além disso, a lei também prevê pena de seis meses a um ano a quem mata, persegue, caça ou apanha animal silvestre, nativo ou em rota migratória.

Nos siga no Google Notícias