ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, QUINTA  16    CAMPO GRANDE 23º

Meio Ambiente

Fórum estadual discutirá transição energética e mercado de carbono

Em 2 dias de evento, Fórum de Mudanças Climáticas terá palestras e discussões para mitigar impactos climáticos

Por Mylena Fraiha | 26/11/2024 17:48
Fórum estadual discutirá transição energética e mercado de carbono
Eduardo Riedel discursa na primeira edição do Fórum de Mudanças Climáticas de Mato Grosso do Sul (Foto: Saul Schramm/Arquivo)

A transição energética e o mercado de carbono serão discutidos no II Fórum de Mudanças Climáticas de Mato Grosso do Sul, que acontecerá nesta quarta-feira (27) e quinta-feira (28), no auditório do Sebrae, na Avenida Mato Grosso, em Campo Grande. O evento, aberto ao público, contará com palestras, discussões técnicas e encaminhamentos de medidas práticas para mitigar os impactos das mudanças climáticas.

A abertura do evento será realizada às 8h do dia 27, com as presenças do governador Eduardo Riedel (PSDB), do secretário da Semadesc (Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), Jaime Verruck, e do secretário-executivo de Meio Ambiente da Semadesc, Artur Falcette.

Após a solenidade de abertura, serão empossados os membros do fórum, composto por representantes do poder público, sociedade civil, academia e instituições de pesquisa. A principal função do Fórum Sul-mato-grossense de Mudanças Climáticas é estudar e promover políticas públicas voltadas à mitigação e adaptação às alterações provocadas pelo aquecimento global.

O fórum também visa contribuir para o cumprimento da meta do Estado Carbono Neutro até 2030 e debater medidas que promovam a redução das emissões de GEE (gases de efeito estufa), além de ações relacionadas à conservação e proteção ambiental.

Programação - No primeiro dia, o evento contará com uma mesa redonda, que terá a participação do governador Eduardo Riedel e do secretário Jaime Verruck, juntamente com a doutora em Governança Climática, Natália Braga Renteria, e o doutor em Direito, Daniel Barcelos Vargas. O tema central será "Mato Grosso do Sul: Caminhos para a Transição Energética e o Protagonismo no Mercado de Carbono".

Ainda pela manhã, Artur Falcette detalhará a estrutura do Fórum, mencionando as instituições integrantes do colegiado. Após o almoço, dois painéis temáticos serão realizados.

O primeiro, "Mercado de Carbono e a nova NDC brasileira: como as agendas convergem?", será moderado por Renato Roscoe, diretor-executivo do Instituto Taquari Vivo, e contará com os debatedores Natália Braga Renteria e Daniel Vargas.

O segundo painel, intitulado "Territórios Complexos, Soluções Complexas", será moderado por Hamilton Fernandes e trará discussões com Fábio Oliveira Bitencourt Filho, arquiteto especializado em Arquitetura para a Saúde, e Luiz Eduardo Panisset Travassos, geógrafo especialista em Gestão Ambiental.

Já o segundo dia do Fórum será inteiramente dedicado ao debate nas câmaras técnicas, com foco em medidas práticas para combater os efeitos das mudanças climáticas em MS. As câmaras técnicas terão participação livre dos membros da Plenária que se inscreverem nas áreas de interesse.

Durante a manhã, serão discutidos os temas "Serra da Bodoquena" e "Pantanal", e à tarde, as câmaras técnicas focarão nos temas "Impactos Climáticos e Adaptações Urbanas" e "Recursos Hídricos". As discussões serão conduzidas pelos participantes, com apresentação dos trabalhos ao final das reuniões.

Ao final do evento, os participantes receberão certificados de participação. A inscrição é gratuita e pode ser realizada no site oficial do evento, por meio deste link.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias