Governo Federal oficializa criação de área de conservação em Chapadão do Sul
Além desta, mais duas unidades estão em avaliação para serem criadas em Mato Grosso do Sul
Mato Grosso do Sul conta a partir de agora com mais uma área de conservação ambiental. É a RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural) Arival Antônio Zardo, localizada em Chapadão do Sul - município que fica a 321 km de Campo Grande. A unidade ficara dentro da Fazenda Rancho Ideal III.
Criadas em 1990, as RPPNs são instrumentos que auxiliam na preservação da natureza, mas de propriedade privada. Em 2000, elas foram equiparadas às unidades mantidas pelo Poder Público. Atualmente, as RPPNs federais e estaduais somam 81 mil e 66 mil hectares em Mato Grosso do Sul, chegando a marca de 55 unidades.
Além da nova RPPN em Chapadão do Sul, o ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) também avalia a criação de outras duas reservas no Estado: uma delas em Bonito, chamada Santuário e com 116 hectares, e outra denominada Santo Onofre, de 1,8 mil hectares, entre Guia Lopes, Nioaque e Maracaju.
A gestão da reserva Arival Antônio Zardo será feita pelas proprietárias da fazenda Rancho Ideal, Maria Otília Zardo e Lívia Zardo Lovato, conforme publicado na edição desta quarta-feira (8) do DOU (Diário Oficial da União).
"Os administradores referidos no caput serão responsáveis pelo cumprimento das exigências contidas na Lei nº 9.985, de 18 de julho de 2000, e no Decreto n.º 5.746, de 05 de abril de 2006", consta no documento.
A publicação ainda complementa no seu quarto artigo que as condutas e atividades lesivas à área reconhecida como RPPN criada sujeitarão os infratores às sanções cabíveis previstas na legislação vigente atualmente.