ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Meio Ambiente

Ibama autoriza contratação de brigada contra incêndio em 3 municípios de MS

Portaria autoriza contratação de parte do contingente federal que será formado por 95 brigadistas em MS

Silvia Frias | 13/05/2021 07:53
Queimadas em 2019 e 2020 atingiram a região do Pantanal em MT e MS (Foto/Arquivo)
Queimadas em 2019 e 2020 atingiram a região do Pantanal em MT e MS (Foto/Arquivo)

Três municípios de Mato Grosso do Sul foram autorizados a contratar brigada federal temporária para     prevenção e combate a incêndios florestais. Esta contratação faz parte do grupo total de 95 que irá atuar no Estado para tentar conter o avanço do fogo no período de estiagem.

No dia 4 de maio, o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) publicou a autorização para contratação de 1.659 integrantes de equipe de brigadistas que irão atuar este ano, no Brasil, em contrato temporário, de julho a dezembro.

A portaria de hoje discrimina alguns municípios no País e o quantitativo da equipe destinada a eles. No caso de MS, a primeira leva contempla Porto Murtinho, Aquidauana e Corumbá, regiões castigadas pelos incêndios nos anos de 2019 e 2020.

Pela portaria, Porto Murtinho e Aquidauana terão duas brigadas cada, contendo 1 chefe de brigada, 2 chefes de esquadrão e 12 brigadistas para prevenção e combate a incêndios florestais.

Para Corumbá, foi autorizada a contratação de 2 brigadistas chefe, 4 chefes de esquadrão e 24 brigadistas para combate direto a incêndios. Para Porto Murtinho, está autorizada a contratação de agente de manejo integrado do fogo e para o Estado, a de 2 supervisores estaduais em apoio às coordenações estaduais.

A seleção de áreas críticas foi feita pelo Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais - Prevfogo, que envolvem critérios técnicos como as detecções de focos de calor registrados pelo Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, no período de 2013 a 2020, a presença de unidades de conservação federais, de terras indígenas e de projetos de assentamento rurais e a cobertura de remanescentes florestais;

O Centro Especializado Prevfogo responsável pela seleção, contratação, administração e gerenciamento das atividades das brigadas

Equipe - Em Mato Grosso do Sul, segundo o coordenador do Prevfogo em MS, Márcio Yule, serão 30 brigadistas para apoio nos trabalhos em Corumbá e 60, divididos em 4 equipes nas aldeias indígenas de Alves Barros e São João (kadiwéu) e Limão Verde e Taunay-Ipeque (terena). Serão equipes formadas por 15 pessoas, além de mais 3 agentes de manejo integrado de fogo destinados para a TI Alves de Barros.

Além dos grupos de trabalho direto, MS terá ainda mais dois supervisores sediados em Campo Grande e Corumbá, totalizando os 95 para o Estado.



Nos siga no Google Notícias