ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SÁBADO  23    CAMPO GRANDE 32º

Meio Ambiente

Instituto coloca 69 cidades de MS sob alertas de tempestade com ventania

Do total, dez cidades estão sob dois os três avisos que valem até o final da manhã de terça-feira (12)

Ana Paula Chuva | 11/04/2022 12:37
Bandeiras laranja e amarelas, mostram regiões sob aviso no Estado (Fonte: Inmet)
Bandeiras laranja e amarelas, mostram regiões sob aviso no Estado (Fonte: Inmet)

A semana começa com mais alertas de tempestade em Mato Grosso do Sul. Desta vez, os três avisos do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), são válidos para 69 cidades ao todo, sendo quem dez deles estão em ao menos dois deles.

De acordo com o Instituto, vinte cidades estão sob o aviso laranja. Nesses municípios há risco elevado de queda de granizo, corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.

Neste acaso, os ventos podem chegar aos 100 km/h e o acumulado de chuva aos 100 milímetros por dia. As cidades em alerta são Amambaí, Aral Moreira, Caarapó, Coronel Sapucaia, Eldorado, Iguatemi, Itaquiraí, Japorã, Jateí, Juti, Laguna Carapã, Mundo Novo, Naviraí, Novo Horizonte do Sul, Paranhos, Ponta Porã, Sete Quedas, Tacuru, Taquarussu, e Vicentina.

Já o segundo alerta é amarelo e vale para 55 cidades, entre elas Caarapó, Jateí, Juti, Laguna Carapã, Novo Horizonte do Sul, Ponta Porã, Taquarussu e Vicentina, que também estão no aviso laranja. Confira a lista completa aqui. Campo Grande está sob o aviso.

No aviso amarelo os riscos de queda de energia, queda de árvores e alagamentos é menor, mas ainda há chances de que ocorram. Os ventos podem chegar aos 60 km/h e o acumulado de chuva aos 50 milímetros diários.

O terceiro alerta também é amarelo e vale para quatro cidades, duas delas estão no primeiro aviso de risco moderado: Aparecida do Taboado e Inocência e as outras duas são Cassilândia e Paranaíba.

Todos  alertas são válidos até o final da manhã de terça-feira (12). A recomendação do instituto é que, em que caso de rajadas de vento, as pessoas não se abriguem debaixo de árvores, pois há leve risco de queda. Para mais informações, é possível entrar em contato com a Defesa Civil no telefone 199 e com o Corpo de Bombeiros no 193.

Nos siga no Google Notícias