Mato Grosso do Sul surpreende com madrugada gelada e registra mínima de 8ºC
Na Capital, a mínima foi de 16,7ºC, mas com sensação térmica de 9,2ºC
A madrugada foi gelada em alguns municípios de Mato Grosso do Sul. A menor temperatura foi registrada em Maracaju com 8,9ºC, segundo o meteorologista Natálio Abrahão. Na Capital, a mínima foi de 16,7ºC, mas com sensação térmica de 9,2ºC.
Outras mínimas desta madrugada foram de 10ºC em Amambai, 12,6ºC em Coxim, 12,7ºC em Ponta Porã, 12,9ºC em Rio Brilhante, 14,1ºC em Sete Quedas, 14,3ºC em Dourados, 15,5ºC em Iguatemi, 16,8ºC em Sidrolândia e 21,9ºC em Corumbá. Os índices podem sofrer alterações conforme as atualizações das bases meteorológicas.
Campo Grande tem céu claro nesta manhã. A temperatura sobe ao longo do dia e a máxima deve chegar aos 28ºC.
Na região sul do Estado, as máximas previstas são de 25ºC em Ponta Porã e Ivinhema, e 27ºC em Dourados. Já na região pantaneira, o calor será de 32ºC em Corumbá e Aquidauana, e 33ºC em Coxim e Porto Murtinho. Três Lagoas, no leste do Estado, tem máxima de 27ºC.
Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), outras máximas desta terça-feira são de 26ºC em Nova Andradina, Naviraí e Nova Alvorada do Sul, 28ºC em Maracaju e Paranaíba, 29ºC em Cassilândia, e 30ºC em Bonito.
A semana deve ser ensolarada e com variação de nebulosidade devido à atuação de uma massa de ar quente e seco no Estado. O Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) aponta que um anticiclone, concentrado na Bolívia, impede o retorno de umidade e formação de nuvens, deixando o tempo seco no Estado.
As temperaturas sobem durante o dia e os índices de umidade relativa do ar diminuem rapidamente, com mínimas previstas de 20%. A orientação para minimizar os efeitos do tempo seco é ingerir bastante líquido, como água e suco natural, e evitar desgaste físico nos momentos mais quentes do dia.
Há possibilidade de chuva nas regiões central e extremo sul do Estado, com acumulados de chuva de até 20 milímetros, entre os dias 9 e 19 de julho.