Ministério autoriza envio de Força Nacional no combate às queimadas em MS
Grupo já havia atuado na região de divisa com MT e, agora, estará no Pantanal de MS no combate às queimadas
A Força Nacional irá atuar nas ações de combate a incêndios florestais e queimadas no Pantanal de Mato Grosso do Sul. A medida vale por 30 dias, de 4 de outubro a 2 de novembro, mas pode ser prorrogada, se necessário.
O efetivo já esteve neste trabalho no Porto Jofre, no rio São Lourenço, em Mato Grosso, na divisa com MS.
As queimadas que atingem a região do Pantanal já destruíram aproximadamente 23% do bioma em MT e MS.
Agora, conforme decreto publicado no Diário Oficial da União e assinado pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, André Mendonça, o grupo irá atuar no Pantanal de MS em atividades de defesa civil em defesa do meio ambiente e nos “serviços imprescindíveis à preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio”.
Segundo o ministério, o envio atende a pedido do governador do estado, Reinaldo Azambuja. Além do efetivo da Força Nacional, o apoio ao estado conta com o envio de doze viaturas. O combate às queimadas será realizado por profissionais e equipamentos especializados para este tipo de ação.
Assistência - Mais de 40 bombeiros da Força Nacional de Segurança Pública já atuam desde o dia 24 de setembro na região pantaneira, na divisa entre Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Além do apoio ao estado no combate aos incêndios florestais, o efetivo mobilizado realizou assistência humanitária às famílias ribeirinhas à margem do Rio Paraguai. Elas tiveram suas residências atingidas pelo fogo.