Neblina encobre trecho da BR-060 nesta quarta-feira
Fenômeno pode acontecer a qualquer momento do ano e pede atenção redobrada de motoristas
A manhã desta quarta-feira (3) começou com neblina nas primeiras horas do dia. Até às 8h30, motoristas tiveram que ter atenção redobrada para seguir viagem na BR-060, de Campo Grande até o km 399. O fenômeno atmosférico é causado pela condensação da umidade do ar em forma de vapor.
Esse é o segundo dia consecutivo que a condição climática acontece. Nesta terça-feira (2), um nevoeiro atingiu a Capital e o município de Dourados, a 229 quilômetros de Campo Grande.
Apesar de parecidos, os dois termos - neblina e nevoeiro - têm diferenças. O primeiro é mais denso e acontece em mais de 1.000 metros, já o segundo é percebido em quilometragem inferior. Ambos causam redução de visibilidade, principalmente nas estradas e podem se formar em qualquer época do ano.
Conforme Andrea Ramos, meteorologista do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), os fenômenos se formam quando a umidade relativa do ar está alta, acima dos 90%, e temperaturas baixas na casa dos 21 °C.
Para evitar acidentes, motoristas devem manter uma distância segura do veículo da frente, deixar os faróis acesos, inclusive o de neblina, caso o automóvel possua o recurso. Eles também devem evitar parar o veículo na pista ou no acostamento. Em casos de neblina e chuva, os condutores podem procurar um posto de serviços e aguardar até que o tempo melhore.
A previsão desta quarta-feira (3) é de tempo mais estável em Mato Grosso do Sul. A temperatura não deve passar dos 33 °C. Segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), o sol deve aparecer com variação de nebulosidade devido ao avanço da alta pressão atmosférica.
Há possibilidade de pancadas de chuva com a combinação de calor e umidade do ar, principalmente nas regiões centro-norte e oeste.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.