ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SÁBADO  15    CAMPO GRANDE 27º

Educação e Tecnologia

Pesquisa da UEMS irá analisar dinâmica econômica da região da Rota Bioceânica

Estudo será realizado entre 2025 e 2029 e fará diagnóstico robusto para orientar decisões estratégicas

Por Gabriela Couto | 15/03/2025 17:58
Pesquisa da UEMS irá analisar dinâmica econômica da região da Rota Bioceânica
Mapa de Mato Grosso do Sul com destaque aos 23 municípios que serão alvo do estudo (Foto: UEMS)

A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), por meio da Consultoria da Divisão de Pesquisa da instituição, aprovou recentemente a pesquisa intitulada “Rota Bioceânica e Especialização Produtiva no Oeste de Mato Grosso do Sul”.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) conduzirá uma pesquisa sobre a dinâmica econômica de 23 municípios influenciados pela Rota Bioceânica, entre 2002 e 2022. Coordenado pelo Professor Dr. Giovane Silveira, o estudo visa identificar padrões de especialização produtiva e localização, usando dados da RAIS e IBGE, além de ferramentas como Python e QGIS. A Rota Bioceânica, conectando o Brasil a portos no Chile e Peru, impactará cidades como Campo Grande e Dourados. O projeto, dividido em duas fases, busca orientar políticas públicas e investimentos para o desenvolvimento regional sustentável.

O estudo, que será realizado entre 2025 e 2029, tem como objetivo analisar a dinâmica econômica de 23 municípios da região de influência da Rota Bioceânica, abrangendo o período de 2002 a 2022. A pesquisa buscará identificar padrões de especialização e localização produtiva, utilizando métodos quantitativos e cartografia temática.

O projeto será coordenado pelo Professor Dr. Giovane Silveira da Silveira, docente do Curso de Ciências Econômicas da UEMS em Ponta Porã e colaborador no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e de Sistemas Produtivos (PPGDRS).

Segundo o coordenador, a pesquisa visa conectar a ciência com a prática, oferecendo à academia e à sociedade um diagnóstico robusto que possa orientar decisões estratégicas para o desenvolvimento regional. “Queremos integrar ciência, políticas públicas e mercado para promover o crescimento da região com base em dados concretos”, destaca o professor.

A Rota Bioceânica é um corredor logístico estratégico que conectará o Brasil a portos no Chile e no Peru, facilitando a exportação e importação de produtos para o continente asiático. No Mato Grosso do Sul, essa rota terá grande influência em municípios como Campo Grande, Dourados, Ponta Porã, Bela Vista e Porto Murtinho. Essas cidades, com diferentes perfis socioeconômicos e ambientais, serão o foco principal do estudo, que busca entender como a Rota Bioceânica pode impactar cada uma delas.

Metodologia -A pesquisa utilizará dados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), que traz informações sobre o emprego formal por setor, e geodados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esses dados serão analisados com o auxílio de ferramentas tecnológicas como Python, R e QGIS, permitindo a criação de mapas temáticos que representarão as mudanças econômicas e espaciais ao longo do tempo.

O estudo será dividido em duas fases. Nos primeiros anos, o foco será na especialização produtiva da região, identificando setores mais destacados, como a agropecuária. Já na segunda fase, a pesquisa analisará a localização dessas atividades e como a infraestrutura logística, como a Rota Bioceânica, influencia a dinâmica regional. Ao longo de todo o período, o projeto gerará um diagnóstico detalhado das potencialidades, fragilidades e oportunidades da região, orientando investimentos e políticas públicas.

O estudo fornecerá uma base sólida para a formulação de políticas públicas e para a atração de investimentos, além de contribuir para o desenvolvimento sustentável da região, consolidando a Rota Bioceânica como um eixo estratégico para o crescimento econômico.

Área de influência - A pesquisa abrange 23 municípios da região oeste de Mato Grosso do Sul, que incluem Antônio João, Aquidauana, Anastácio, Bandeirantes, Bela Vista, Bonito, Campo Grande, Caracol, Dois Irmãos do Buriti, Dourados, Guia Lopes da Laguna, Itaporã, Jaraguari, Jardim, Maracaju, Nioaque, Nova Alvorada, Ponta Porã, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Sidrolândia e Terenos.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias