Nova diretoria assume Comitê do Fogo para biênio 2023-2024
Coronel Leonardo Rodrigues Congro e Clovis Tolentino assumiram presidência
Nova diretoria que comandará o Comitê do Fogo (Comitê Interinstitucional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais) no biênio 2023-2024 assumiu a gestão na sexta-feira (25).
O coronel Leonardo Rodrigues Congro, assessor bombeiro militar da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), será o novo presidente, no lugar do tenente-coronel Fabio Santos Catarinelli, coordenador da Defesa Civil.
Na vice-presidência ficará o consultor técnico do Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), Clovis Tolentino, e como secretário-executivo, o gerente de Unidades de Conservação do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), Leonardo Tostes Palma.
A pesquisadora Balbina Maria Araujo Soriano, da Embrapa Pantanal, ficará à frente da Câmara Técnica de Prevenção; Felipe Dias, do SOS Pantanal, à frente da Câmara Técnica de Preparação; o Corpo de Bombeiros responderá pela Câmara Técnica de Resposta e o Ministério Público Estadual, pela Câmara Técnica de Responsabilização.
“Vamos trabalhar com foco nos eixos do PEMIF (Plano Estadual de Manejo Integrado do Fogo), dando ênfase na prevenção permanente e sensibilização da comunidade em cada bioma”, afirmou o presidente, coronel Leonardo.
Agora, cada coordenador de câmara vai definir mais dois participantes, cujos nomes devem ser apresentados em janeiro de 2023.
Comitê do Fogo - O Comitê foi reativado em 2017, pelo Governo do Estado, para promover a discussão, gestão, coordenação, monitoramento, avaliação, prevenção e combate aos incêndios florestais em Mato Grosso do Sul.
Participam do Comitê a Semagro, o Imasul, o Ibama, Dnit, Agesul, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar Ambiental, Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), WWF-Brasil e SOS Pantanal, Famasul, Reflore, Biosul e Ministério Público Estadual.