ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
AGOSTO, SEGUNDA  19    CAMPO GRANDE 29º

Meio Ambiente

Pescador registra "cenário de destruição" causado pelo fogo em Aquidauana

Vídeo enviado pelo Direto das Ruas mostra incêndio que ocorreu neste final de semana

Por Jéssica Fernandes | 19/08/2024 09:20


Grupo de pescadores registrou a ação do fogo em área verde no município de Aquidauana, a 141 km de Campo Grande. O vídeo enviado no Direto das Ruas mostra as queimadas que atingiram a região neste final de semana.

O autônomo Fernando Santos faz parte da equipe “Dorme Sujo” e compartilhou as filmagens que mostram alguns dos trechos que percorreram de barco. “Nossa equipe foi pescar e nos deparamos com esse cenário de destruição, quase oito horas de barco e a gente só via queimadas”, conta.

O autônomo relata que também flagrou animais tentando fugir do fogo. “Tinham animais mortos dentro do rio, uma árvore próxima pegando fogo com uns 10 macacos, cenário de destruição”, afirma.

Conforme o tenente do BPMA (Batalhão da Polícia Militar Ambiental), Cícero Fabrini, o incêndio atingiu a região da Bahia do Genipapo e uma equipe do BPMA que estava patrulhando a região neste final de semana auxiliou no controle do fogo.

Focos de incêndio - Neste mês de agosto, o bioma registrou 80.906 focos de queimada, conforme indica o portal Bpqueimadas do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). As cidades atingidas foram Corumbá (33.891); Aquidauana (26.871); Miranda (18.124); Porto Murtinho (1.960); Ladário (32), Rio Negro (27) e Coxim (1).

Atualmente, o Corpo de Bombeiros está concentrado na contenção de onze focos de incêndio ativos. Um novo foco surgiu no Porto Esperança, próximo à estação ferroviária em Corumbá. Em Miranda, um incêndio se espalhou até a BR-262.

Outros focos permanecem ativos na Serra do Amolar, nas proximidades de Paiaguás, e ao redor do Passo da Lontra, na Estrada Parque. Focos também foram identificados no sul do estado, em Nabileque e nas proximidades da comunidade indígena Kadiwéu.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias