ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
AGOSTO, DOMINGO  18    CAMPO GRANDE 36º

Meio Ambiente

Em meio ao forte calor, bombeiros intensificam combate a chamas no Pantanal

O boletim do Corpo de Bombeiros indica que eles estão nos combates aos focos há cerca de 4 meses

Por Gabriel de Matos | 17/08/2024 20:50
Fumaça do Pantanal chegando a Corumbá próximo ao Rio Paraguai (Foto: Henrique Kawaminami/Arquivo)  
Fumaça do Pantanal chegando a Corumbá próximo ao Rio Paraguai (Foto: Henrique Kawaminami/Arquivo)

O tempo seco e o forte calor ajudam a intensificar os focos de incêndio no Pantanal. É o que afirma o Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul. No sábado (17) a situação foi crítica devido às condições climáticas adversas que elevam o risco de incêndios.

Com temperaturas alcançando até 38°C e rajadas de vento de 28 km/h, a umidade relativa do ar está extremamente baixa, variando entre 10% e 40% na região pantaneira. Esse ambiente seco e quente cria condições ideais para a rápida propagação dos incêndios.

Em Corumbá, a temperatura também atingiu os 38°C, e o combate aos incêndios continua sendo uma prioridade para garantir a preservação dos ecossistemas e da biodiversidade local.

Neste mês de agosto, o bioma registrou 80.906 focos de queimada, conforme indica o portal Bpqueimadas do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). As cidades atingidas foram Corumbá (33.891); Aquidauana (26.871); Miranda (18.124); Porto Murtinho (1.960); Ladário (32), Rio Negro (27) e Coxim (1).

Atualmente, o Corpo de Bombeiros está concentrado na contenção de onze focos de incêndio ativos. Um novo foco surgiu no Porto Esperança, próximo à estação ferroviária em Corumbá. Em Miranda, um incêndio se espalhou até a BR-262.

Outros focos permanecem ativos na Serra do Amolar, nas proximidades de Paiaguás, e ao redor do Passo da Lontra, na Estrada Parque. Focos também foram identificados no sul do estado, em Nabileque e nas proximidades da comunidade indígena Kadiwéu.

O monitoramento contínuo é realizado nas áreas afetadas e ao redor do Porto da Manga, incluindo a região do Forte Coimbra. Quatro equipes especializadas estão em operação para atender os municípios de Corumbá, Coxim, Aquidauana e Campo Grande, com um esforço contínuo para controlar e extinguir os focos de incêndio e prevenir a expansão.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias