Projeto quer valorizar bacias usadas como fonte de água potável
Divulgação das bacias vai ocorrer nas faturas de água enviadas para os consumidores do Estado
O projeto apresentado na Assembleia busca valorizar as bacias hidrográficas, que servem como fonte para água potável e uso nas residências do Estado. A intenção é divulgá-las nas faturas de água, enviadas pela empresa responsável. A intenção é que a população possa ter consciência da importância da preservação.
O autor do projeto, Lucas de Lima (SD), disse que com a divulgação das bacias na fatura, a população saberá de onde vem a água utilizada na residência. “Vai criar um sentimento de pertencimento na população, visando que esta conheça e valorize os recursos naturais de sua região”, justifica.
A expectativa é que haja mais conscientização em relação a conservação destas fontes, assim como mobilização em campanhas. “A situação das nossas bacias, rios, córregos, nascentes, afluentes e demais corpos de água, deve ser uma preocupação do conjunto da sociedade”, pontuou.
O autor alega que esta medida não vai implicar em “custos adicionais” a empresa responsável pelo serviço. Se a lei for aprovada, ela terá um prazo de 30 dias para entrar em vigor após a publicação. O projeto está na CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação), e deve ser votado pelos deputados em agosto, após o recesso.