ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, SÁBADO  18    CAMPO GRANDE 24º

MiAuNews

Cuidado com exageros: seu pet precisa se sujar, brincar... Ser animal

Médico veterinário, Mário Cinato explica sobre a necessidade de resgatarmos a vida mais natural dos pets

Por Aletheya Alves | 18/01/2025 07:46
Cuidado com exageros: seu pet precisa se sujar, brincar... Ser animal
Cachorros precisam ter seus momentos de diversão respeitados. (Foto: Reprodução)

“É necessário que os animais tenham seus instintos preservados, atitudes simples como andar na grama, fazer buracos e correr”, resume o médico veterinário Mário Cinato, da Bourgelat Clínica Veterinária. Recorrente nos atendimentos, esse é um assunto importante: é necessário tomar cuidado com os exageros porque amar também é entender que seu pet precisa de uma vida mais natural.

Nos últimos anos, a proximidade e entendimento de que os pets podem ser, sim, parte da família tem aumentado. O problema é que algumas coisas podem ficar confusas nesse caminho e prejudicar os animais.

Mário explica que, muitas vezes, o excesso de amor e de cuidado pode criar uma vida extremamente regrada para os animais. Como resultado, essas práticas podem não ser tão saudáveis no cotidiano dos gatos, cachorros, coelhos, enfim.

Os excessos e adaptação dos animais à vida humana podem gerar patologias e muitas manifestações na saúde, como obesidade, problemas de pele, locomotores e tantos outros. Os animais acabam por adoecer emocionalmente, o que afeta diretamente a sua saúde geral”, descreve o veterinário.

Com isso em mente, a orientação do profissional é de que os tutores tenham um olhar mais atento para as necessidades de seus animais. Assim, poderão entender melhor como manter uma saúde saudável e, quando houver alguma alteração, compreendam que práticas cotidianas podem estar gerando problemas.

Exemplo disso são os casos de dermatite que, muito comumente, são causadas por distúrbios emocionais. Mário detalha que o animal extravasa a situação na pele.

Isso pode ser visto a partir de variações climáticas, uma vez que a percepção do calor e do frio são bastante diferentes entre humanos e outros animais. “Então, é preciso ter cuidado com roupas demasiado quentes ou durante o dia todo, também precisa haver atenção com abrigos para o frio”.

De acordo com o médico veterinário, interferências que não correspondem com as necessidades das espécies precisam ser dosadas.

É preciso dosar essas  interferências e entender que podemos sim, conviver juntos, mas que todos os excessos não são tão bons e a moderação é a grande palavra. Nosso pet tem o amor capaz de suprir espaços vazios e fazer parte da família, mas é necessário que os animais tenham seus institutos respeitados”.

Então, eles precisam ser permitidos andar na grama, fazer buracos e correr, por exemplo. “Saber o que é essencial para a saúde do seu animal, sem deixar de lado o carinho, a atenção e o amor como principal fonte de bem-estar. Ao mesmo tempo, é preciso ter o olhar atento para não perder a identidade de cada ser. Eles terem atitudes de animais é saudável, é normal, enfim, o cuidado e atenção são contínuos, mas a recompensa é mágica e única. Conviver com animais é sempre um aprendizado”.

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias