Além de prefeituras, PSDB também foi quem mais elegeu vereadores em MS
O PSDB não apenas elegeu maior quantidade de prefeitos nestas eleições, como também teve maior número de vereadores nos municípios sul-mato-grossenses. Conforme dados disponibilizados nesta sexta-feira (7) pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), os tucanos conseguiram 165 vagas nos legislativos, 64 a mais do que o resultado obtido em 2012.
Em números absolutos, foi o maior aumento registrado entre os 29 partidos que disputaram o pleito e o terceiro em números proporcionais, já que a variação representa crescimento de 63,36%.
Apesar de ter elegido 24 vereadores a mais que na disputa passada, o PTB teve o maior percentual aumento (133,33%) na quantidade de cadeiras, já que anteriormente havia conquistado 18 vagas e agora chegou a 42.
Já o PSB teve crescimento de 37,77% ao eleger 62 parlamentares este ano, enquanto em 2012 haviam sido eleitos 45. O PRB dobrou a quantidade de vereadores eleitos em Mato Grosso do Sul. Em 2012 o partido obteve 8 vagas e este ano, 16.
O Partido Verde também aumentou a participação no Legislativo estado afora. Eles conquistaram 11 cadeiras, quatro a mais que ano passado. O PTC aumentou uma vaga para vereador no estado, indo de quatro para cinco, variação de 25%.