Aprovação do governo Bolsonaro vai a 32% e atinge menor nível, diz Ibope
Estudo, encomendado pela Confederação Nacional da Indústria, aponta que 32% opinaram que a gestão é ruim ou péssima
A aprovação do governo do presidente Jair Bolsonaro (PSL) oscilou negativamente e já é o pior do início do mandato. De acordo com a pesquisa Ibope divulgada nesta quinta-feira (27), 32% dos brasileiros avaliam o governo como ótimo ou bom.
O levantamento, encomendado pela CNI (Confederação Nacional da Indústria), aponta que 32% da população opinaram que a gestão é ruim ou péssima. Em janeiro a aprovação do presidente chegou aos 49%. No mês seguinte caiu para os 39%, atingiu os 34% no terceiro mês do ano e fechou abril em 35%.
Em relação ao levantamento de abril, o índice de ótimo/bom caiu 3%, dentro da margem de erro, de 35 para 32 pontos percentuais. Já o registro de ruim/péssimo subiu de 27% para 32%.
A educação foi à área que registrou o pior resultado em relação à satisfação dos brasileiros. O índice de aprovação caiu de 51% para 42%. A pesquisa revela ainda que a queda da popularidade do presidente é maior entre as mulheres, entre os que têm até a quarta série da educação fundamental e os de menor renda.
O melhor índice de Bolsonaro por região foi no Sul do Brasil, onde subiu de 44% para 52%, única região onde o índice passou dos 50%, segundo a pesquisa.
O levantamento foi realizado entre os dias 20 e 26 de junho. Foram ouvidas 2 mil pessoas em 126 municípios. A margem de erro é dois pontos percentuais para mais ou para menos.