Aprovada a exigência de vacinação em dia para matrículas em escolas
Projeto tenta "reforçar" a necessidade dos pais manterem em dia a vacinação da crianças
Os deputados aprovaram, em primeira votação, o projeto que exige carteira de vacinação em dia para matrículas de estudantes nas rede estadual de ensino, assim como acesso a diversos serviços e benefícios sociais, disponíveis pelo governo estadual. A intenção é incentivar os pais a levar seus filhos nas datas previstas para as vacinas.
“Percebemos que em função de notícias falsas e informações equivocadas, muitas pais estão deixando de levar seus filhos para as vacinas, inclusive, provocando que doenças que estavam extintas no Brasil, voltem a aparecer por causa deste descaso e desinformação”, disse o autor do projeto, o deputado Pedro Kemp (PT).
A medida prevê que seja “reforçada” a necessidade de vacinação. O projeto traz dados do Ministério da Saúde que mostram que 312 cidades brasileiras em alerta para a volta do vírus causador da poliomielite e também 995 casos de sarampo registrados no Brasil, nos primeiros quatro meses do ano.
Kemp ainda ressalta que nas últimas décadas, está ocorrendo “menor cobertura” na imunização no Brasil. A proposta ainda precisa passar por uma segunda votação, antes de seguir para sanção do governador Reinaldo Azambuja (PSDB), que após análise jurídica, vai decidir se sanciona ou veta a iniciativa.