Audiência vai discutir distribuição de alimentos aos indígenas
Intenção é discutir decisões que foram tomadas neste ano pela Funai e Conab sobre o assunto
A Assembleia vai promover na próxima semana, uma audiência pública sobre a defesa e direito da alimentação adequada nas comunidades indígenas, em Mato Grosso do Sul. O evento vai ocorrer no plenário da Casa de Leis, na sexta-feira (6), a partir das 13h30.
Proposto pelo deputado José Almi (PT), o evento quer a participação de líderes indígenas, autoridades do setor público e que tratam deste setor. Entre as pautas está a distribuição de cestas de alimentos para estas comunidades, assim como aqueles que estão em terras não demarcadas no Estado.
O parlamentar alega que no começo de 2020 houve um despacho da direção da Funai (Fundação Nacional do Índio) e da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), que interrompeu a distribuição (alimentos) para algumas comunidades. A expectativa é debater o tema e esclarecer os fatos mencionados.
A comunidade indígena voltou a ser tema de debate dos deputados neste começo do ano. Alguns parlamentares como João Henrique Catan (PL) inclusive sugeriu que fosse modificado artigo na Constituição Federal, que trata dos direitos dos indígenas, para que eles pudessem contrair empréstimos e até produzir. A declaração foi criticada por Pedro Kemp (PT), que disse nesta oportunidade que o colega queria transformar os índios em “capitalistas”.