ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
AGOSTO, QUINTA  22    CAMPO GRANDE 34º

Política

Camila promete escola integral em 50% da rede e plantio de 1 milhão de árvores

Plano de governo da candidata à prefeita, do PT, também menciona propostas para minorias sociais

Por Gabriela Couto | 22/08/2024 15:48
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade
Candidata à prefeita de Campo Grande, pelo PT, Camila Jara (Foto: Juliano Almeida)
Candidata à prefeita de Campo Grande, pelo PT, Camila Jara (Foto: Juliano Almeida)

A candidata à Prefeitura de Campo Grande, Camila Jara (PT), apresentou plano de governo que visa transformar a capital sul-mato-grossense em uma cidade mais inclusiva, sustentável e eficiente.

O documento de 71 páginas ainda não foi protocolado na página do TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul), mas o Campo Grande News teve acesso com exclusividade.

Dentre os destaques nas áreas de Saúde, Educação, Transporte, Cultura e Economia, a candidata elencou gargalos importantes para o desenvolvimento da Capital e acrescentou como compromisso a implantação do Orçamento Participativo, com a participação efetiva da população, assim como tem realizado nos seus mandatos de deputada federal e vereadora.

Na Saúde, a petista promete investir na expansão da cobertura do PSF (Programa Saúde da Família) e na modernização das UBS’s (Unidades Básicas de Saúde). Além disso, pontuou que irá implementar centros especializados em saúde mental, com ênfase na prevenção e tratamento e desenvolver uma plataforma digital para agendamentos e consultas online, diminuindo filas e tempo de espera.

Para a Educação, Camila propôs escola em tempo integral em ao menos 50% das unidades da Reme (Rede Municipal de Educação), nos próximos quatro anos. Ela também pretende por em prática o projeto “Ocupa Escola”, para promover a abertura das escolas públicas da Rede Municipal nos fins de semana e no período noturno, promovendo oficinas e aulas das diferentes manifestações culturais e esportivas e palestras de interesse da comunidade local.

No esporte, o plano pretende retomar os “Jogos Radicais Urbanos” e incluir os “Jogos Eletrônicos” nos eventos esportivos realizados pela Prefeitura, bem como disponibilizar o Ginásio Guanandizão para Federações e Associações que realizam treinamentos de para-atletas de Campo Grande nas diversas modalidades.

Um dos desafios que a candidata pretende realizar é a implementação gradual da Tarifa Zero no transporte coletivo, visando maior inclusão social. Ela também quer substituir os ônibus movidos a combustíveis fósseis por elétricos e expansão da malha cicloviária, com integração ao sistema de transporte público, além de revisar o contrato de concessão do transporte coletivo, garantindo qualidade, eficiência e preço justo.

Ela citou também a promoção de eventos culturais que integrem diferentes grupos sociais, incluindo indígenas, quilombolas, LGBTQIAPN+ e comunidades periféricas. Outro ponto importante é a criação de um Fundo Municipal de Cultura com garantia orçamentária, além de apoio a artistas e grupos culturais locais.

Outro ponto destacado pela candidata é a prioridade na adoção de medidas de adaptação às mudanças climáticas, visando reduzir as emissões de poluentes atmosféricos e gases de efeito estufa. Camila promete, ainda, incentivar a redução, reutilização e reciclagem dos resíduos (economia circular), com acompanhamento sistemático do tratamento dos resíduos sólidos e disposição final ambientalmente adequada dos dejetos, universalizando a coleta seletiva na cidade, bem como a rede de esgotamento sanitário.

Uma das metas é fazer o plantio de 1 milhão de árvores no perímetro urbano da cidade, com acompanhamento para o seu estabelecimento e sequestro de carbono, ocupando espaços públicos com pequenos ambientes arborizados.

No Turismo, Camila promete a valorização do ecoturismo e do turismo rural, com criação de roteiros que aproveitem as belezas naturais e culturais da cidade. Na agricultura familiar, ela quer implantação de feiras permanentes para comercialização de produtos agroecológicos e artesanato local.

A petista concluiu a apresentação destacando o papel da população no centro das decisões e assegurando que ninguém seja deixado para trás. As propostas estão alinhadas com os ODS’s (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da ONU (Organização das Nações Unidas), com foco em transformar Campo Grande em um modelo de cidade sustentável e socialmente justa.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias