Com genro de magistrado impedido, TJ indica filho de desembargador ao TRE
Advogado José Maciel Sousa Chaves, filho do desembargador aposentado Joenildo de Sousa Chaves entrou na lista
Em votação no Tribunal Pleno do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), os desembargadores definiram o nome do advogado José Maciel Sousa Chaves, filho do desembargador aposentado Joenildo de Sousa Chaves, para a vaga de juiz no Tribunal Regional Eleitoral do Estado. A decisão ocorreu em plenário nesta tarde.
Na semana passada, decisão do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) determinou ao TJMS que substituísse o nome do genro do desembargador Marco André Nogueira Hanson, o advogado Gabriel Affonso de Barros Marinho, na lista tríplice para escolha de juiz eleitoral. Na sessão de hoje do Pleno, a lista foi revista e reencaminhada com o nome de José Maciel, escolhido para substituir Gabriel Marinho.
Na ocasião em que o TSE determinou a alteração, houve entendimento que apesar de a proximidade entre sogro e genro não estar incluída em súmula do STF (Supremo Tribunal Federal) sobre nepotismo e que trata de nomeação de parentes até terceiro grau em posições de confiança e comissionados, há certamente “influência concreta de membros do Tribunal de Justiça para a designação de parentes nas listas tríplices da Justiça Eleitoral não tem evidenciado critério relevante, porque, na prática, tais escolhas têm se proliferado, o que indica um descompasso recorrente, a não consubstanciar fenômeno excepcional”.
Relator do caso no Tribunal Superior, o ministro André Ramos Tavares incluiu em seu voto que o desembargador Marco André Nogueira Hanson , em sessão do Pleno que definiu a lista tríplice com o nome de seu genro, declarou-se impedido e não participou do processo de escolha.
Receba as principais notícias pelo celular. Clique aqui para entrar no canal do Campo Grande News.