Confiança no sistema eleitoral marca posse de novo presidente do TRE-MS
Julizar Barbosa Trindade assume a presidência do Tribunal Regional Eleitoral para o biênio 2023-2025
Os desembargadores Julizar Barbosa Trindade e Paschoal Carmello Leandro se tornaram os novos presidente e vice-presidente do TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul), nesta segunda-feira (30). A cerimônia de votação e posse foi realizada na sede do tribunal, e mandato vale a partir de hoje para o biênio 2023-2025.
O evento que efetivou os novos governantes do tribunal marcou a confiança no sistema eleitoral em Mato Grosso do Sul. Durante seu discurso de posse, Trindade afirmou que o sistema eleitoral brasileiro é um dos mais respeitados no mundo, e que garante transparência após atuar por 40 anos na Justiça Eleitoral.
"Que a normalidade eleitoral continua a reinar em seu âmbito e que seja mantido e garantido o estado democrático de direito em nosso país, do qual emana a sempre desejada democracia, onde prevalecem o direito e as liberdades de todos, e que ultimamente tanto tem exigido do judiciário, especialmente desta justiça especializada em gentes e enormes esforços para sua existência e manutenção, onde sempre confiamos nos sistemas vigentes, inclusive no atual democracia", pontuou Trindade.
Juliano Tannus destacou os desafios que o TRE-MS enfrentou durante as eleições de 2022 durante seu último discurso como presidente. "Estamos em uma época difícil, onde o país está extremamente polarizado por conta das redes sociais. Não podemos ter dúvidas sobre a atuação do TRE-MS diante as dificuldades que enfrentamos no período eleitoral", concluiu.
A solenidade foi acompanhada pelos membros efetivos do tribunal, além da presença de Ana Carolina Ali, corregedora-geral de Mato Grosso do Sul, a prefeita Adriane Lopes (Patriota), o procurador regional eleitoral Pedro Gabriel Gonçalves e o corregedor-geral de justiça Carlos Eduardo Contar.
Confira a galeria de imagens: